domingo, 12 de setembro de 2010

Review: LEGO Indiana Jones - The Original Adventures

Disponível para PlayStation 2 (versão analisada), PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo Wii, PC, PSP e Nintendo DS.


Mais uma vez nosso amigo Alexandre, do blog parceiro Smash Club, fez uma review de um jogo de PlayStation 2 para o Point. E dessa vez, o game escolhido foi LEGO Indiana Jones - The Original Adventures. Confiram abaixo a review feita inteiramente por ele:

Antes de ter um Playstation 2, eu sempre ouvia falar dos jogos da franquia LEGO. Mas nunca havia visto nem jogado qualquer um deles. Para matar de vez a curiosidade, resolvi adquirir um deles. Escolhi LEGO Indiana Jones – The Original Adventures. E não me arrependi.

O JOGO

Este game se baseia nos 3 primeiros filmes de Indiana Jones: Caçadores da Arca Perdida, O Templo da Perdição e A Última Cruzada. No início do jogo você começa na abertura de Caçadores da Arca, mas depois já tem os 3 filmes disponíveis.

Indy conta com seu chicote para atacar qualquer inimigo pela frente. Mas você pode pegar armas e até mesmo bazucas durante as fases. Mas com uso limitado. Os controles são bem simples, e valem para todos os personagens:


X – Pula. No caso do personagem ser do sexo masculino, pode apertar duas vezes para “se jogar”.
CIRCULO – Serve pra muitas coisas, depois eu explico.
QUADRADO – Bate. Se estiver com uma arma, atira.
TRIÂNGULO – Troca de personagem com o aliado.
L1 e R1 – Muda o personagem (Apenas no modo FREE MODE).

Acho que o maior charme do game está no modo Multiplayer. Nele, você pode jogar com um amigo, e juntos explorarem os cenários e resolver enigmas. Caso esteja jogando sozinho, seu aliado é controlado pela máquina. Não é possível jogar com apenas um personagem.

O game possui muitas coisas secretas. Em cada fase existem 10 Artefatos escondidos. Eles são necessários para terminar o game com 100%. Além disso, quando você pega as moedas espalhadas pela fase, você enche uma barrinha chamada “True Adventurer”. Quando completa-la, recebe muito dinheiro. E também é necessário pra terminar com 100%. Há uma em cada fase.

Com dinheiro você pode comprar itens no museu de Indiana Jones, como bônus secretos, e até mesmo personagens. Falando nisso, os personagens podem ser adquiridos ao completar as fases, ou pela biblioteca do museu. Existem variações deles, por exemplo, Indiana pode ser adquirido com sua roupa normal, ou disfarçado de soldado. Assim, totalizando pouco mais de 80 personagens diferentes.

Cada filme da série Indiana Jones é formado por 6 capítulos (fases). Mas não pense que é pouco: Elas são bem grandes, e a maioria requer que você volte mais tarde para encontrar todos os itens perdidos.

Ao completar uma fase, você destrava o “FREE MODE” dela. Assim, você pode jogar sem as cutscenes, e com qualquer personagem que já tenha destravado. Lembre-se: Cada personagem possui uma habilidade especial usando o botão circulo. Por exemplo, Indiana usa seu chicote, enquanto Satipo usa sua pá para cavar itens enterrados. Itens como a pá e as armas também podem ser encontrados pelo cenário, porém seu uso é limitado. Personagens que já a possuam equipados podem usar o quanto quiser.

Além disso, você pode destruir praticamente tudo no cenário. Por exemplo, caixas, barris, e até mesmo alguns veículos. Ao encontrar peças de LEGO que fiquem “pulando”, você pode usar o botão circulo para construir alguma coisa, como molas, escadas, veículos, pontes, etc. Ajudando assim a encontrar passagens secretas, ou tesouros escondidos.

A barra de energia é formada por corações no topo da tela. Ao acabar, seu personagem “desmonta”, e perde uma boa quantidade de dinheiro. Mas não se preocupe: Suas vidas são ilimitadas. Mesmo assim, cuidado para não perder muita grana, ou corre o risco de não completar a barra “TRUE ADVENTURER” e precisar fazer a fase novamente para completar 100%.

THE END

Ainda não joguei outros jogos da série LEGO, mas posso dizer que LEGO Indiana Jones é um dos games mais divertidos que já vi no PS2. O melhor é chamar um amigo e começar agora mesmo a tentar 100% do game, o que, diga-se de passagem exige muito tempo.

Prós: gráficos legais; Trilha sonora; Cutscenes divertidas; Modo multiplayer ótimo; Muitas coisas destraváveis.
Contras: inteligência Artificial meio fraca ao jogar sozinho; Jogo não recomendado pra quem não quer ficar várias vezes voltando na mesma fase.
Considerações finais: mesmo se você não gostar de LEGO, ou não for fã de Indiana Jones, recomendo que jogue este game. Tenho certeza que não vai se arrepender."

4 comentários:

  1. Boa análise cara.
    Obrigado por postar.

    ResponderExcluir
  2. Eu quero saber que eu salvo o jogo no memorie Card e depois vou jogar e aparece em outro lugar aparece na fase de bonus

    ResponderExcluir
  3. Três anos e ninguém respondeu até agora? Encaro essa difícil missão... É só voltar a uma fase que você já completou, que haverá duas opções: Retry Story e Free Mode. Assim como está no começo deste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=szEv1z39LfU&index=20&list=PLYpDU5ElRBfmeD275gSBI7eBLjy30wfCt

    ResponderExcluir
  4. Lego é a minha franquia favorita de jogos! E o Alexandre tem razão na sua recomendação, pois não gosto de Star Wars, mas adorei a sua versão jogável de Lego.

    ResponderExcluir

O Point Games Brasil é um lugar para troca de ideias! Eu dou as minhas por meio dos posts, e você, por meio dos comentários. Sua opinião é muito importante, mas tenha maturidade e responsabilidade para expressá-la. Comentários maldosos, ofensivos ou preconceituosos não serão permitidos, portanto não seja um troll. Faça sua parte para manter a internet um lugar saudável a todos. Promova discussões e debates, critique, elogie, opine! Mas sempre com educação e respeito.