sábado, 8 de outubro de 2011

Review: Mickey & Donald Magical Adventure 3

Disponível para Super Nintendo (versão analisada) e Game Boy Advance.


Os videogames de 16 bits possuem uma capacidade a qual eu ainda não vi em consoles de outra geração: fazer jogos baseados em filmes e em desenhos serem tão bons quanto games de séries famosas (como Mario). Veja bem: desde que os consoles com jogos em 3D chegaram, quantos jogos realmente bons baseados em filmes foram lançados? Muito poucos, ou talvez nenhum. Quantos desenhos animados eram pra ser "homenageados" com jogos e por fim essas homenagens ficaram mais como um "xingamento", de tão ruim que era o jogo? Muitos.

Indo um pouco mais pra trás no tempo, temos os 8 bits, onde infelizmente, muitos filmes se tornavam jogos realmente toscos, que não tinham nada da real temática do filme. Não pela limitação dos consoles, pelo contrário, essa limitação gerou inúmeros jogos bem melhores do que os que temos hoje em dia. Mas sim pelas próprias equipes de produção, que não faziam trabalhos lá muito decentes e acabavam só sujando mais ainda a imagem do filme (vide os Batman's de NES feitos como os jogos dos filmes... são jogos perfeitamente dispensáveis).

Agora, nos 16 bits, fomos presenteados com ótimos games baseados em filmes. Alguém aí jogou "The Mask", para SNES, jogo baseado no filme do Máskara? É um ótimo jogo, tal como o filme que também é muito bom. E o beat'n up dos Power Rangers pra Mega Drive, inspirado no primeiro filme dos protetores do universo? É um game super viciante, lembro de jogar muito ele na infância. Se teve uma época em que filmes rendiam jogos tão bons o suficiente para bater de frente com Mario, Sonic, Donkey Kong e compania, foi nos 16 bits.

E dentre todas essas ótimas adaptações de filmes e desenhos para o mundo dos games, merecem destaque, em especial, os jogos da Disney. Até hoje não joguei um game do Mickey ou Donald para os 16 bits que não fosse divertido. Seja um jogo com uma história própria, apenas emprestando os personagens Disney para si (como o Quackshot do Mega Drive) um game baseado em desenhos (como o Mickey Mania, que possuía uma fase para cada um dos maiores desenhos do Mickey) ou até mesmo num filme (como o excelente Lion King, disponível para ambas as plataformas, SNES e Mega), os jogos da Disney que a Capcom fazia para os 16 bits sem dúvida eram títulos excelentes, alguns chegando até ao nível de "obrigatório" para um console, assim como os bam bam bans Mario e Sonic.

Entre todos esses ótimos games, está Mickey & Donald Magical Adventure 3, ou simplesmente Mickey 3, como é conhecido pelos fãs (e também como foi apelidado na época). Um dos melhores jogos do Super Nintendo, posso dizer sem dúvida alguma. O game com melhor multiplayer entre todos os Disney-Capcom dos 16 bits, um dos mais divertidos, mais empolgantes e mais legais. Para inaugurar a série de reviews do novo velho layout do Point, trago a vocês esta pérola, cuja review você lê na continuação.