quinta-feira, 19 de novembro de 2009

The Mask (SNES)


     The Mask, lançado para Super Nintendo, é um game insipirado no filme de mesmo nome, que tem como personagem principal Stanley Ipkiss, um funcionário do banco municipal que, após encontrar uma estranha e misteriosa máscara, passa a usá-la para combater o crime. E é esse sucesso do SNES que será analisado agora!

O JOGO
     Como já dito, o game de SNES é completamente inspirado no filme da década de 90 (mais precisamente, 94). As habilidades do Máskara no game são as mesmas do filme: Ele pode socar os inimigos com luvas de boxe, quebrar suas cabeças com um martelo, estourar seus ouvidos com uma buzina com a mensagem "Aperte-me com carinho", fusilá-los com uma infinidade de metralhadoras, ou simplesmente ferí-los com o redemoinho, que é a marca registrada do personagem.
     Durante o jogo, é possível encontrar vários M, estes servem para recarregar a energia do Máskara, que é gasta quando se usa tais golpes. Só é possível ter, no máximo, 500 M's, se você já tem 500 M's e coletar mais, seu total continuará em 500.
     O jogo conta com apenas 7 fases, mas todas elas são bem longas, fazendo com que você demore pelo menos uma hora para fechar o game. As fases se localizam em um mapa, que é mostrado a cada vez que se passa de fase. Cada fase possui um chefe no final (exceto a penúltima, que não possui chefe), e este chefe pode ser duro de matar (ou não).
     O jogo não conta com nenhum tipo de slot de salvamento e nem passwords, ou seja, toda vez que você for jogar, terá que iniciar o jogo do princípio, lamentável. Por outro lado, isso pode ser uma coisa boa, já que, se o jogo fosse salvo ou tivesse passwords, se tornaria curto demais.
     O sistema de life é parecido com o de Maui Mallard in Cold Shadow: Você tem uma porcentagem de life, e a cada ataque, você perde um pouco da porcentagem, lembrando que o número máximo de life que se pode ter é 500, mais que isso não dá.

HABILIDADES
Pulo: Para pular, aperte B.
Correr: Pressione um dos direcionais ESQUERDA ou DIREITA e R ao mesmo tempo para correr.
Deslizar: Quando estiver correndo, aperte BAIXO para deslizar.
Soco: Aperte o botão Y para que o Máskara use seu soco com luvas de boxe. Este ataque não consome M's.
Redemoinho: Apertando o botão A o Máskara usará o seu redemoinho, que é uma das melhores habilidades para ferir os inimigos, basta tocar neles e eles sofrem dano. Lembre-se de que o redemoinho é um dos ataques que mais gasta M's. Para parar o redemoinho, aperte BAIXO.
Martelo: O Máskara atacará com seu martelo quando você apertar o botão X. Cada martelada gasta 20 M's.
Metralhadora: Apertando A e CIMA ao mesmo tempo, o Máskara sacará uma infinidade de metralhadoras e disparará todas de uma vez, provocando um clarão na tela que elimina todos os inimigos que nela estiverem. Gasta 100 M's.
Buzina: Para usar a clássica "aperte-me com carinho", pressione X e Cima ao mesmo tempo. Gasta 40 M's.

ITENS
Máscara: Dá uma vida extra.
Dinheiro: Dá pontos (como o dinheiro era útil na década de 90, hein!) XD
Coração: Recarrega um pouco da sua porcentagem de life.
M: Recarrega a energia gasta em alguns ataques.

MENU PRINCIPAL
     Consiste nas opções Start, que é o jogo em si, e Options, que é o modo onde é possível ajustar as configurações do jogo.

THE END
Prós: Gráficos, músicas, jogabilidade, filme bem representado.
Contras: Adivinha? Jogo curto. Porém, ele representou bem todos os momentos do filme, então para alongar, poderia fazer duas fases para cada momento, semelhante aos dois atos dos jogos do Sonic. Deixaria o jogo mais longo, pois divertido ele já é.
Considerações finais: Uma dica básica, a "aperte-me com carinho" é a arma perfeita para aqueles chefes chatos que não nos deixam enchê-los de marretadas! Ótimo jogo, RECOMENDADO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Point Games Brasil é um lugar para troca de ideias! Eu dou as minhas por meio dos posts, e você, por meio dos comentários. Sua opinião é muito importante, mas tenha maturidade e responsabilidade para expressá-la. Comentários maldosos, com mimimi ou xingando todo mundo não serão permitidos, portanto não seja um troll. Faça sua parte para manter a internet um lugar saudável a todos. Promova discussões e debates, critique, elogie, opine! Mas sempre com educação e respeito.