terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Review: Resident Evil 6

Disponível para PlayStation 3 (versão analisada), PC e Xbox 360, e em versão remasterizada para PlayStation 4 e Xbox One.

Sério gente, a capa japonesa não é infinitamente melhor do que 
aquela falta de criatividade que é a americana? 
Analisar um game da franquia Resident Evil é algo complicado. Não pelo jogo em si, afinal o procedimento é o mesmo: jogar, zerar, enquanto isso analisá-lo, e depois transformar a análise num texto informativo que fala sobre o jogo e seus aspectos. A receita para se fazer um review é a mesma para todos os jogos. Mas eu digo que analisar um game da série RE é algo complicado por causa do legado que a série tem, da marca que ela deixou, e da mudança de gênero que ela tomou. Não é novidade pra ninguém que Resident Evil não é mais um game de terror, mas um game de ação com elementos de terror. O caso é que, por mais que você faça um bom review de um jogo de Resident Evil, o leitor sempre, inevitavelmente, fica fazendo comparações com os jogos da série lançados para o PS1, os três primeiros REs. Na grande maioria dos casos, a pessoa nem sequer joga o jogo, mas só de ver imagens e vídeos que mostram que o game se transformou num shooter, já ficam criticando o título por não ser igual aos clássicos. Ou seja, a pessoa meio que nem presta atenção no que a análise diz, e muito menos em como o jogo é, e tira a precipitada conclusão de que: "Não é igual o de PS1, não tem terror, não é bom".

Então gente, antes de começar a análise de RE6, eu quero fazer um pedido a vocês: Parem, por favor, PAREM, de julgar os games atuais de Resident Evil como ruins sem nem tê-los experimentado. Vocês têm que entender que a fase Play 1 já passou, e aqueles jogos não vão voltar. Se a cada RE que a Capcom lançar vocês forem criticar os jogos porque não são iguais aos primeiros, vocês vão apedrejar a série pelo resto da vida. Olhem cada Resident Evil como o jogo que ele próprio é, e não como uma sombra do primeiro, segundo ou terceiro. A série pode ter se tornado uma série de ação, mas não é porque mudou de gênero que perdeu a qualidade. Apenas mudou de gênero, deixou de ter o terror como pilar principal e se tornou um game de tiro com elementos, ELEMENTOS, de survival horror. Mas continua sendo composta por games ótimos que, quando são avaliados pelo que são, ganham avaliações positivas, mas quando são avaliados como sombra do PS1, recebem julgamentos negativos pelo caso - justamente - de não serem iguais aos clássicos. A gente pode sim comparar uma sequência com seu antecessor, dizendo o que melhorou e o que piorou, eu mesmo faço isso aqui no Point e farei hoje no review do RE6 comparando com alguns aspectos dele com o 5. Só que não podemos julgar um jogo se baseando inteiramente na comparação com o anterior, devemos sim fazer essas comparações mas também avaliar o que o jogo é em si, por ele próprio, e isso os "fãs" de RE não fazem, limitando seus pontos de vista a comparar os títulos atuais com os da década de 90.

Então, mais uma vez eu repito: olhem os títulos atuais como eles são, e não como espelhos dos de PS1. Não quero obrigar ninguém a gostar de nada, cada gamer é livre para gostar dos jogos que bem entender, e tudo que eu faço aqui no Point é falar sobre os jogos que eu jogo pra dar a vocês uma ideia se o jogo é bom ou não e se vale a pena ser jogado ou não, ou se a minha opinião bate com as de vocês que já jogaram. Mas não quero obrigar ninguém a gostar de nada, eu só falo do jogo e vocês vão jogar, aí se gostam ou não é problema de vocês. Só que aqui nesse texto eu estou falando para quem está curvando o nariz pros REs atuais só por causa de uma opinião pré-determinada de que o jogo é ruim, sem se basear numa avaliação ou experiência própria com o jogo. Quem sabe vocês estão ignorando a série por não serem iguais aos primeiros, mas se derem uma chance a ela conhecerão shooters que talvez vocês adorem!

O veredito: Entendeu o que eu falei sobre parar de comparar com os clássicos e começar a ver o jogo como é em si? Beleza, parta para a análise e, quem sabe, sua opinião mude e você veja que o jogo vale a pena. Não entendeu ainda e vai continuar comparando com os REs clássicos? Beleza, então pare de ler por aqui e espere a próxima análise do Point, porque nos comentários eu quero ver as pessoas falando desse game como esse game, e não gente estúpida e teimosa dizendo que esse game é ruim porque não é igual ao primeiro/segundo/terceiro/o que seja. Ok, já filtrei quem vai e quem não vai ler a postagem? Beleza, então quem ainda tá aí, vamos pro review: