quinta-feira, 19 de abril de 2012

Tutorial: Como fazer a correta limpeza de seu videogame

Manter o videogame sempre bem limpo é essencial, a mínima quantia de sujeira pode ser prejudicial. E o post já começa com uma rima! xD
     Hoje eu trouxe para vocês um tutorial sobre como fazer a higiene correta do seu videogame. Quem não quer que seu console dure bastante tempo, não é mesmo? E estando sujo, isso não vai acontecer. No post de hoje, ensinarei-vos a limpar seus videogames de uma forma rápida, simples e fácil de fazer em casa, para que todos possam fazer sem ter que correr no mercado. Vamos lá!

Você vai precisar de:
- Uma caixa de cotonetes (evidente que não vai usar todos, mas é bom ter a caixa à mão para poder utilizar tantos quanto for necessário);
- Um copo d'água (não é pra beber, é água da bica);
- Um pano úmido (molhe-o e torça-o bem, não o deixe encharcado, apenas úmido);
- Um aspirador de pó (pode ser tamanho padrão ou mini);
- Um console e joysticks precisando de limpeza (para executar neles este tutorial xD).

Local
     Recomenda-se um local em que você possa ficar bem sentado e confortável, para que você se sinta bem acomodado enquanto faz a limpeza e não pare-a por estar desconfortável. Chão never, até porque a sujeira dele só vai poluir mais ainda seu videogame. Recomendo uma mesa, de preferência bem ampla, onde caibam todos os utensílios e também os consoles. Deixe o aspirador no chão, próximo de você e ligado na tomada, aí quando for a hora de utilizá-lo, você não precisa se levantar para ligá-lo.

Cuidados
- Não utilize álcool no pano ao invés de água na hora de umedecê-lo;
- Seja cuidadoso, não vá bater em nada enquanto movimenta suas mãos e braços pelo local da limpeza (exemplo, bater no copo de água e, por uma intervenção do diabo, essa água ir toda no videogame);
- Como dito antes, não encharque o pano, só umedeça-o;
- Limpe os contatos do videogame por último, pois era isso que estava ligado na energia antes. Também espere um pouco para religar o videogame na energia após a limpeza (recomenda-se 10 minutos);
- Evidente que não é pra fazer isso com o videogame na tomada.

Botando a mão na massa!
     Comecemos pelos joysticks. Molhe o cotonete na água, e depois bata-o um pouco na borda do copo pra ele não ir todo molhado de encontro com seu controle. Use o cotonete para limpar em volta dos botões, e também nos detalhes do controle, removendo os resquícios de suor e gordura que as mãos deixam após as jogatinas. Quando o cotonete ficar sujo, troque. Se você nota que a ponta do cotonete sujou, não continue com o mesmo, pegue outro, caso contrário você só estará levando a sujeira de um lugar pra outro no controle. Realize a limpeza sem pressa, com calma, não deixando nenhuma parte do joystick de fora. Por último, passe o pano úmido em volta do controle para tirar o que falta.
     No console, dá-se uma atenção maior ainda. Use os cotonetes úmidos para limpar bem todos os contatos, frestas, detalhes, limpe tudo! Faça movimentos de vai-e-volta e tire toda poeira acumulada nos detalhes do aparelho. E não esqueça da parte traseira, onde ficam os conectores, bem como as partes de ventilação. Em seguida use o pano úmido em todos os lados (incluindo em cima e em baixo) do videogame para tirar toda a sujeira. Pra finalizar, use o aspirador de pó na parte traseira para ele sugar toda a poeira que está ali dentro, no cooler ou nos componentes próximos dali. Se você quer limpar dentro do seu videogame, mande-o para um técnico, não vá fazer sozinho, pois pode estragar o aparelho. O tutorial só ensina a fazer a limpeza externa e a remoção de um pouco da poeira interna com o aspirador, não explicarei como limpar dentro pois isso é para os técnicos. Mesmo assim, a remoção da poeira externa já é meio caminho andado para o videogame durar mais, afinal eu nunca abri meu Super Nintendo para limpá-lo e ele está vivinho da silva até hoje. Então, limpeza interna não é problema, limpando por fora bem os conectores, entradas e detalhes estéticos, seu videogame já está renovado!


     É isso amiguinhos! Deixo agora com vocês! Limpem bem seus videogames para que eles durem mais, e lhes deem momentos de diversão e lazer por mais tempo! Espero que tenham gostado do texto, abraços!

8 comentários:

  1. Legal o tutorial, tem um produto pra equipamentos eletronicos que vende em supermercados que ajudam nesse tipo de limpeza, eu sempre compro pra limpar aqui, (http://images.quebarato.com.br/T440x/novo+byt+s+gel+limpa+computadores+niteroi+rj+brasil__140A9F_1.jpg)... ajuda bastante! principalmente em consoles tipo o Super Nintendo que acaba agarrando umas sujeiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Zephyrous! Não conhecia esse produto, do quê se trata? É tipo um álcool ou o quê? (não dá pra ver a composição, a imagem é pequena). Eu particularmente optei por água pois é algo que sempre se tem em casa, então quando queremos fazer a limpeza, temos sempre à mão (na verdade o tutorial é focado justamente nisso, em utilizar objetos do nosso cotidiano para limpeza, eliminando a necessidade de correr ao supermercado). Mas mesmo assim foi bem legal sua dica, mantendo nossos bichinhos limpos é a conta! Valeu!

      Excluir
  2. muito legal esse tutorial willi pode parecer coincidencia mais eu ja limpava meu super snes do jeito que voce ensinou menos a parte do aspirador quem sabe com esse tutorial os gamers mais desavisados dao uma atencao maior aos seus consoles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Ricardo, beleza? Então cara, eu também usava esse método há algum tempo, e quando decidi fazer algumas pesquisas sobre o assunto, me deparei com vídeos de caráter técnico que ensinavam o mesmo método que eu utilizava! A gente sempre fica contente em saber que está e/ou estava fazendo do jeito certo!

      Que bom que gostou do tutorial! Tamo aí pra orientar as pessoas sempre que possível para com a limpeza de seus videogames! Como dito no post, só estando limpos é que eles vão nos proporcionar diversão por mais tempo!

      Abraços!

      Excluir
  3. Boa Willi, excelente tutorial. Ele me lembrou que estou precisando limpar meu Mega Drive! Este tá meio imundo! hahaha!
    Na minha próxima manutenção farei isso, só não consigo dizer quando ela acontecerá. Provavelmente quando eu começar reviews de jogos antigos! :D
    Mas pra galera que quer manter os videogames funcionando por um bom tempo, está muito bem dada a dica.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Caduco! Pois é, a dica tá aí, tomara que todos possam usufruir muito bem dela! Nada melhor do que manter nossos brinquedinhos limpos e longe de problemas!

      Abraços!

      Excluir
    2. Uma dica: nunca use secador de cabelo ou aspirador no modo Soprar, eles podem jogar eletricidade estática nos componentes!

      Excluir
  4. legal limpo o meu ps2 e o meu x box360 slim,como voçe ensinou.mais passo uma bucha de ilustra sapato para ele fica brilhando!

    ResponderExcluir

O Point Games Brasil é um lugar para troca de ideias! Eu dou as minhas por meio dos posts, e você, por meio dos comentários. Sua opinião é muito importante, mas tenha maturidade e responsabilidade para expressá-la. Comentários maldosos, com mimimi ou xingando todo mundo não serão permitidos, portanto não seja um troll. Faça sua parte para manter a internet um lugar saudável a todos. Promova discussões e debates, critique, elogie, opine! Mas sempre com educação e respeito.