quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tutorial: Emulador de NES para PlayStation 2


     Olá friends! Hoje trago o tutorial de como emular NES no PlayStation 2. Sem muita enrolação, vamos à ele.


Você precisará dos seguintes programas:
* ImgBurn, que é o gravador, e pode ser baixado aqui.
* FCEULTRA, que é o emulador, e pode ser baixado aqui.


Montando o conteúdo do DVD
     Gravar um emulador de NES para o PlayStation 2 não é tão fácil quanto os emuladores de Super Nintendo e Mega Drive. A vantagem é que esse emulador pode ser rodado em DVD, e não em CD, como os de Super Nintendo e Mega Drive, assim, não força tanto o leitor do PlayStation 2. Além disso, a emulação é perfeita, não há slowdowns, chiados no som e etc. Você se sentirá jogando no próprio NES pela alta qualidade de emulação que esse emulador proporciona.
- Primeiro, descompacte o emulador para uma pasta qualquer de seu computador.
- Observe que há um arquivo chamado DummyGen.exe nessa pasta. Ele é responsável por gerar um arquivo com extensão "0" (zero), e será este arquivo que irá fazer o emulador funcionar.
- Execute o DummyGen.exe. Ele irá te pedir qual será o tamanho do arquivo "0", coloque 1024, que corresponde a 1 GB (não precisa clicar nas flechinhas "cima" e "baixo", pode digitar 1024 mesmo) e clique em Gerar Arquivo.


- Antes do arquivo 0.0 (zero ponto zero, sendo o primeiro zero o nome do arquivo e o segundo, a extensão) ser criado, aparecerá uma janela para você selecionar a pasta de destino do arquivo. Escolha a mesma pasta onde está o emulador. O arquivo 0.0 será criado lá.
 - Coloque suas ROMs de NES dentro da pasta ROMS. Coloque todas descompactadas, ou seja, com extensão .nes mesmo, não vá meter arquivos zip lá dentro que não vai funcionar. Se todas as ROMs de NES que você tem no PC são compactadas, uma dica é passar todas elas para a pasta ROMs, selecionar todas com o botão direito do mouse e clicar em "Extrair aqui". Todas as ROMs serão descompactadas dos arquivos zip em segundos, e aí é só deletar os arquivos zip, deixando somente as ROMs (os arquivos com extensão .nes) mesmo. Assim você não precisa descompactar uma por uma.
- Pronto! O conteúdo do DVD já está prontinho, agora é só ajeitar o gravador e mandar bala!


Preparando o gravador
     Siga todas as instruções à risca, não deixe nada para trás e sua gravação será bem sucedida!
- Tendo baixado e instalado o ImgBurn, abra ele e selecione a opção Write Files/Folders do disc.


- Observe que, ao lado do campo de gravação, tem um botão com uma folha de papel e uma lupa na frente, e abaixo tem um botão com uma pasta e uma lupa na frente. Através deles, adicione os arquivos e a pasta das ROMs ao campo de gravação. Você deve adicioná-los na seguinte ordem: primeiro o arquivo 0.0 (com o primeiro ícone, o da folha), depois a pasta ROMS (com o segundo ícone, o da pasta), em seguida o arquivo FCEU.ELF, e por último o arquivo SYSTEM.CNF (ambos os últimos com o ícone da folha de novo). O DummyGen.exe não vai para o DVD.

Os ícones indicados pelas setas são, respectivamente, o da folha e o da pasta.
- Clique na aba Device para selecionar a velocidade de gravação. Coloque numa velocidade não muito alta mas também não muito baixa. 3x ou 2x são legais.


- Na aba Options, deixe tudo como na foto abaixo:

- Na aba Labels, coloque o nome do seu DVD, que deve ser FCEULTRA, nos campos ISO9660 e UDF. No campo System, coloque PlayStation.


- Agora, vá na aba Advanced e em seguida na sub-aba Restrictions. Deixe as opções exatamente como na figura abaixo.


- Já está tudo pronto! Insira o DVD-R no drive de seu computador, agora é só clicar no botão mostrado na figura abaixo para iniciar a gravação, e depois é só deixar o que o PC faça todo o resto!


No PS2
     Ao colocar o DVD do emulador no PlayStation 2, você irá se deparar com um menu vermelho. Vá na opção Cdfs e depois em ROMS. Aí, é só selecionar o jogo com o botão X e deixar a nostalgia te levar!


     Pois é galera, tem gente que não conhece nem metade do potencial do PlayStation 2. Um console que vale por CINCO: Ele próprio, o PS1, o Super Nintendo, o Mega Drive e o NES! Agora eu só quero arranjar um emulador de Nintendo 64 para Play 2 e aí estarei realizado! XD

11 comentários:

  1. Emulador de n64 para ps2?????? LOL! Boa sorte XD! FUUUUU

    ResponderExcluir
  2. Não existe,e mesmo se existir não dá pra emular com o sistema do ps2,eu procurei muito,e descobri que não dá,gba ainda dá,MAME também.

    ResponderExcluir
  3. GBA roda bem? Se sim eu quero testar.

    ResponderExcluir
  4. Os emuladores de GBA que estavão em desevolvimento foram cancelados, antes mesmo de ser lançado algum beta.

    Mas já o de 64... esqueça, porque é impossivel. Não se trata apenas de potencia, mas também de progamação.

    ResponderExcluir
  5. É verdade.

    Mas eu tava brincando, não viram que eu pus um XD do lado?

    ResponderExcluir
  6. GBA dá pra emular sim,uma vez eu joguei na casa do meu primo,ficamos jogando Mario e Luigi e Pokémon!

    ResponderExcluir
  7. Depois de muita pesquisa achei esse post, valeu mesmo!! \õ/

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo post, ótima dica. Fiz aqui e rodou muito bem, obrigado !

    ResponderExcluir

O Point Games Brasil é um lugar para troca de ideias! Eu dou as minhas por meio dos posts, e você, por meio dos comentários. Sua opinião é muito importante, mas tenha maturidade e responsabilidade para expressá-la. Comentários maldosos, com mimimi ou xingando todo mundo não serão permitidos, portanto não seja um troll. Faça sua parte para manter a internet um lugar saudável a todos. Promova discussões e debates, critique, elogie, opine! Mas sempre com educação e respeito.