sexta-feira, 11 de março de 2011

Tutorial: Como baixar e gravar jogos de PlayStation 2

     Muitas pessoas se perguntam: Será que dá pra baixar um jogo de PlayStation 2 e gravá-lo? E será que ele funciona? Eu lhes digo, caros leitores: SIM, isso é possível, e NÃO, não é nada complicado. É tão fácil quanto baixar um game de PC.
     Primeiro, há dois modos de baixar um jogo de Play 2. Pelo Google ou por torrent. Pelo Google é quando você pesquisa o download de um jogo digitando, por exemplo, "NOME DO JOGO DOWNLOAD" e procura um site que tenha o dito cujo do jogo pra download. E por torrent é quando você usa o programa de torrent para baixar o jogo (falaremos disso depois). Nesse tutorial vou ensinar a vocês como baixar de ambos os modos e ainda a gravar, o que irá facilitar muito a sua vida.

Método 1: O Google
     Não pense que é só tacar o nome do jogo na barra de busca do Google que você irá achar um site que tenha o jogo pra download logo de primeira. O método de usar o Google, na verdade, é até mais complicado.
     Primeiro, é preciso usar quase um macete pra buscar um site que tenha o jogo desejado. Para buscar um jogo de Play pra download no Google, você precisa digitar o seguinte:
NomeDoJogo Ps2 NTSC Download
Azul: O nome do jogo, obviamente.
Verde: O console do qual o jogo pertence. Nessa caso, a gente já especifica que é de Play 2, pois alguns jogos que são multiplataforma, por exemplo, o Pac-Man World Rally, que tem pra PC, PS2, Game Cube e PSP, muitas vezes são mais difíceis de achar na plataforma desejada. Usando este método, já explicamos que queremos a versão de PlayStation 2. Mas não se iluda pensando que digitar "Ps2" vai fazer muita diferença: Ajuda um pouco, mas ainda sim aparecem sites que oferecem outra versão do jogo pra down.
Vermelho: A região do jogo. Jogos americanos e japoneses são NTSC, e jogos europeus são PAL. Se você rodar um jogo europeu num console americano/japonês, a tela ficará preta e branca, da mesma forma que um jogo americano/japonês num console europeu também fica com tela preta e branca, por causa do formato de cores e tela que cada região usa. Por isso, fique sempre atento quando for baixar, e baixe apenas games que sejam NTSC, jamais PAL (Às vezes você poderá ver os termos NTSC-U ou NTSC-J. U é americano e J é japonês, mas ambos são o mesmo NTSC, não se preocupe).
Lilás: Download, que é o que nós queremos com o jogo: baixá-lo.
Pode ser que não fazendo todo esse macete você ainda ache um site que disponibiliza o jogo que você quer e na região certa, mas fazendo o macete é mais fácil de dar certo.
     Depois de encontrar o site que tenha o jogo que você quer, e na região NTSC, vem ainda o risco dos links estarem off. Não vou dizer que isso é difícil de acontecer, muito pelo contrário: A probabilidade de você achar um link off é a mesma de achar um on. Se os links estiverem on, é só baixar!


Uma ferramenta útil: O Gerenciador Mega!
     O Gerenciador Mega é um Acelerador e Gerenciador de downloads exclusivo para downloads feitos pelos MegaUpload, um dos servidores de download mais utilizados na internet. Boa parte dos games de PS2 que estão disponíveis na internet são upados no MegaUpload, pelo fato de este ser um dos servidores que sobe seus arquivos mais rápido.
     Com o Gerenciador Mega, sua velocidade de download vai às nuvens: a velocidade padrão de download da minha internet é de 32.00 KB/s, com o Gerenciador Mega eu baixo a 72.00 KB/s!!! É incrivelmente rápido e não deixa sua conexão lenta (caso queira usar a internet enquanto baixa). O único defeito é que é exclusivo para downloads feitos no MegaUpload. Mas não há problema quanto à isso, pois mais da metade dos jogos de PS2 para download, como eu já disse, são upados no MegaUpload.
     Para usar o Gerenciador Mega, vá em qualquer página de download do MegaUpload. Vão haver os campos "Download Premium" e "Download Comum". O Premium é só pra quem tem conta paga no MegaUpload, e o Comum é para os demais usuários (que é o nosso caso). O Download comum demora uns 25 segundos para aparecer. Depois de aparecer, clique com o botão direito do mouse sobre ele e clique em "Copiar Endereço do Link". Depois abra o Gerenciador Mega, clique na aba Download, clique naquele "+" que está do lado esquerdo da tela (no qual passando o mouse por cima aparece "Adicionar Novo Download") cole o link lá e dê Ok. Seu download começará super turbinado e demorará um terço ou às vezes a metade do tempo a menos para concluir o download. Como os jogos do PlayStation 2 podem chegar a até 4,7 GB, eu recomendo de verdade que você use o Gerenciador Mega, pois assim é possível baixar em bem menos tempo. Como já são arquivos pesados e que demoram para acabar de baixar, quanto menos tempo demorar melhor!
     Você pode fazer o download do Gerenciador Mega aqui, direto do site oficial do MegaUpload.


Método 2: Torrent
     Baixar por torrent é bem mais fácil do que usar o Google, porém, você dependerá de outras pessoas para que seu download seja concluído. "Como assim de outras pessoas?" Deixa eu explicar: Enquanto nos download normais, uma única pessoa sobe o arquivo e todas as outras baixam, no torrent, todo mundo baixa de todo mundo. Quando você estiver baixando por torrent, não estará baixando de um servidor, mas sim de vários usuários que possuem o arquivo que você quer. E ao mesmo tempo em que você baixa, você também sobe o arquivo para que outros usuários baixem de você. Essas coisas se chamam Seeds e Peers. Seeds são os que têm o arquivo, ou seja, são as pessoas de quem você está baixando. Peers são quem está baixando de você. Logo, conclui-se que, se poucas pessoas possuem o arquivo (na linguagem do torrent, se um arquivo possui poucos seeds), demorará mais para baixar, pois são poucas fontes de download. Por outro lado, se várias pessoas tem o arquivo, mais rápido será baixado e assim mais rápido correrá seu download. Para jogos famosos, tipo God of War II, Resident Evil 4 e outros desse porte, você baixará facilmente. Mas para um Bomberman Kart da vida, você sequer irá encontrar o jogo pra download por torrent, pode ser que nem ache, e se achar, vai ser com poucos seeds.
     O torrent é baixado em duas etapas. Primeiro, você vai num site de torrents e procura pelo download do torrent do game que você quer (recomendo o The Pirate Bay, é o melhor!). O torrent nada mais é do que um arquivozinho de nem meio mega de tamanho. Depois, você vai no seu programa de torrent, abre o arquivozinho que acabou de baixar, e então o programa de torrent é que vai baixar o jogo pra você, através do arquivozinho que você baixou antes. É como se aquele arquivo fosse só um atalho para o download real.
     Um programa de torrent bem legal é o uTorrent, o qual você pode baixar aqui. Para abrir o arquivo torrent pelo programa, é só ir em "Adicionar novo torrent", navegar até onde está o arquivo torrent que você acabou de baixar, selecioná-lo e pronto: Seu download terá iniciado. Agora é só deixar o programa fazer o trabalho para você. Detalhe: Você não precisa baixar o arquivo todo num dia, pode ficar dias baixando, e pode desligar o computador normalmente, pois ao desligar, o download se pausa sozinho, e ao ligar o computador de novo, ele prossegue sozinho também.


E agora José? Como grava?
     Nada difícil. É tão simples quanto baixar, e não precisa de programas de gravação gringos, pode ser gravado com o Nero mesmo.
     Primeiramente, coloque um DVD virgem no seu computador. Depois, abra o Nero, vá em Cópia de Segurança > Gravar imagem no Disco. Vão abrir duas janelas, e a da frente estará pedindo pra você navegar até onde está seu jogo e selecioná-lo para poder fazer a gravação. FECHE ESTA JANELA, e, na janela de trás, vá na opção Imagem, Projeto, Copiar > Imagem no Disco ou Projeto Guardado. Agora sim, é só navegar até onde está a ISO de seu jogo, selecioná-la, e então partir para a janela de gravação. Ali, coloque na menor velocidade de gravação possível. Depois, é só botar pra gravar, e quando terminar, desfrutar de mais um jogo em seu PlayStation 2!!!


Qualquer dúvida é só comentar!

17 Comentários:

  1. Hum
    Post legal :D
    Vai ajudar muito
    thanks Willi

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, ajudou, valew Willi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ter postado este tutorial, me ajudou muito.

      Excluir
  3. meu amigo josé, eu tenho uma duvida
    , voce abaixa o arqui ele vem em diversas partes, como eu faço, extraio todas elas em uma pasta .. e depois gravo ?

    ResponderExcluir
  4. post super da hora^^ vlw msmo...
    meu marido trabalha a noite e eu ja tava enjoada dos jogos tipo walle q ele me dava pra passar o tempo ^^
    agora já baixei silent hill 4 e hoje a noite vo pro abraço...
    tks xD

    ResponderExcluir
  5. @Matsuura, é bem fácil, clique na parte 1 com o botão direito e clique em "Extrair aqui". Aí vai extrair o conteúdo de todos os arquivos, que no caso é a ISO. Aí é só proceder normalmente!

    ResponderExcluir
  6. Aaaaaaahhh, e meu nome não é José xD, aquilo era só força de expressão!

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado. E parabéns pelo site, é bem desenvolvido é fácil de entender.Excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, seja sempre bem vindo por aqui!

      Excluir
  8. Da para baixar mais de um jogo em um dvd
    Ex:codebrake e need for speed

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, existe um software chamado "PS2 MULTILOADER" que permite que você grave mais de um jogo no mesmo DVD. Só que eu não recomendo usar porque os DVDs com mais de um jogo gravados em si costumam ficar travando nas cutscenes e ter loadings mais longos com maior facilidade.

      Excluir
  9. Oi, muito bom o post, deu uma bela ajuda ^^", só queria saber uma coisa: isso tambem funciona com o nero express??, é q nao to achando essa opção "cópia de segurança"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmm, desconheço outras versões do Nero Ramon, na verdade nem sei qual era a minha kkkkk. O Nero do nada começou a dar problema aqui em casa, então migrei pra outro programa, o ImgBurn! Grava perfeitamente, é só procurar um tutorial no Youtube. ^^

      Excluir

Agradecemos pelo comentário, são os comentários dos leitores que ajudam o blog a crescer! Só não use palavras de baixo calão, para assim ajudar a manter o blog limpo e com um ambiente melhor para todos!