quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Resultado: Botões usados para mover os personagens

     E aí galera! Como vão vocês?
     A última votação realizada aqui no blog tinha a seguinte pergunta: "Para movimentar os personagens, você prefere usar botões, analógicos, ou qualquer um, dependendo do jogo?" O resultado da enquete, que teve 46 votos, foi:

Os botões direcionais: 8 votos (17%)
Os analógicos: 18 votos (39%)
Qualquer um, dependendo do jogo: 20 votos (43%) - vencedor

     Parece que mesmo os retrogamers não dispensam o uso do analógico. Essa alavanquinha que começou no Nintendo 64 e PlayStation 1 e hoje está presente em todos os consoles, realmente conquistou os gamers. De fato, jogos 3D não são muito agradáveis de serem jogados com os botões direcionais. Da mesma forma, os jogos 2D também não são muito bons de se jogar com o analógico, pois só são requeridas 4 direções, e no analógico temos 8, então às vezes nos erramos na direção. Partindo desse raciocínio, chegamos ao resultado da enquete: não há uma opção de movimentação melhor do que a outra. Não se pode dizer que direcionais são melhores que analógico ou analógico é melhor que direcionais. Cada um fica melhor dependendo do jogo. Se for 3D, analógico, se for 2D, direcionais.
     Um profundo agradecimento a todos que votaram, muito obrigado meus queridos leitores! Grande abraço a todos! E até a próxima enquete!

4 comentários:

  1. No começo eu só gostava do direcional. Aina prefiro ele no meu jogo de futebol (mesmo sendo 3D). Mas no resto, quase sempre vale a regra ae "2D direcional, 3D analógico".

    ResponderExcluir
  2. Essa foi fácil, prefiro análogicos claro, mas se não dá, vai de direcional mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Minha opinião:

    Analógicos: só em jogos 3D.

    Direcionais: Tanto jogos 2D como 3D.

    No meu Crash Twinsanity, por exemplo, eu não consigo controlar o Crash pelo analógico.

    Em jogos como Lego Batman e Lego Indiana Jones, acho o analógico terrível para guiar os bonecos, logo vou de direcionais.

    Acho que vai do gosto de cada um mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Depende do jogo e do console. O direcional do 64 acho muito mais confortável em jogos como Tony Hawk e alguns jogos de corrida, mas na minha opinião, o PS2 tem o pior direcional digital da face da terra, aí, só jogo de analógico. O tenso é jogar jogo de luta no PS2, que obrigam o uso do dpad. Aquela aberração da natureza adora criar calos nos meus dedos '-'

    ResponderExcluir

O Point Games Brasil é um lugar para troca de ideias! Eu dou as minhas por meio dos posts, e você, por meio dos comentários. Sua opinião é muito importante, mas tenha maturidade e responsabilidade para expressá-la. Comentários maldosos, com mimimi ou xingando todo mundo não serão permitidos, portanto não seja um troll. Faça sua parte para manter a internet um lugar saudável a todos. Promova discussões e debates, critique, elogie, opine! Mas sempre com educação e respeito.