terça-feira, 17 de agosto de 2010

Timon & Pumbaa's Jungle Games (SNES)


     Alguém aí se lembra do desenho "Timão e Pumba" que passava na TV? Protagonizado pelo suricate Timão e pelo javali Pumba, a série que tornou personagens principais os coadjuvantes do filme "O Rei Leão" (que também teve um jogo pra SNES) era exibida semanalmente pela Rede Globo aos sábados de manhã e, corrija-me se eu estiver errado, foi exibida de segunda a sexta alguns anos antes pela TV Globinho. Um desenho bastante divertido, que contava as divertidas histórias de dois animais distintos, mas que, com a graça de Walt Disney, combinavam perfeitamente um com o outro. O desenho era direcionado principalmente às crianças, mas qualquer adolescente ou adulto, ou até velho, concerteza soltava boas gargalhadas quando assistia à série. Minha mãe e eu não perdíamos esse desenho um sábado se quer.
     A série animada ganhou um game para o Super Nintendo, intitulado "Timon & Pumbaa's Jungle Games", um jogo que reunia uma coletânea de minigames que, assim como o desenho, era direcionado principalmente às crianças. Tive esse jogo eu meu SNES quando criança, mas a fita estragou. Fiquei muito feliz em, alguns anos depois, conhecer a série de TV, que me fez recordar os tempos em que eu jogava o jogo no SNES. E graças à maravilha computadorística que chamamos de "Emulação", consegui reviver minhas horas de diversão jogando os minigames. Vejamos um pouco mais sobre esta pérola perdida do SNES.

O JOGO
     Como já dito Timon & Pumbaa's Jungle Games é uma coletânea de minigames protagonizada pelo suricate e pelo javali da Disney. São ao todo quatro minigames: Sling Shooter, Hippo Hop, Burper e Jungle Pinball. Todos eles são bem diferentes um do outro, mas os quatro possuem uma característica em comum: diversão. Tanto um quanto o outro são bem divertidos, alguns são mais faceizinhos, mas todos bem legais.
     Como todo jogo da Disney, não é nem necessário perguntar se os gráficos e músicas são bons ou não, pois a resposta você já sabe que é sim! Os gráficos são excelentes, realmente você se sente "jogando o desenho" (poucos jogos inspirados em desenhos animados conseguem de fato nos passar essa sensação). Cada minigame usa sprites diferentes, mas todos os sprites de todos os minigames são muito bonitos e bem desenhados, nesse aspecto os jogos da Disney nunca falham! As músicas também são bem bonitas, todas com um tom de natureza, de selva, e utilizam sons vindos de istrumentos musicais indígenas, que fazem as músicas ficarem ainda mais legais e viciantes! Efeitos sonoros também não pecam, são todos ótimos, bem feitos e que combinam com cada situação. Em jogo da Disney esses três aspectos (gráficos, músicas e sons) jamais pecam ou pecarão, isso você pode ter certeza!
     Mas voltando a falar dos minigames. Eles estão dispostos em uma espécie de "mapa", por onde Timão e Pumba caminham. Para escolher o minigame, você usa os botões direcionais do controle para mover pela tela um cursor em forma de estaca. Basta colocar o cursor em cima de um dos nomes dos minigames e dar Start, para que Timão e Pumba corram até o minigame e assim ele comece. O chato é que os minigames demoram alguns segundinhos para começar, até parece loading de jogo de Playstation. Mas nada grave, dentro de 3 ou 4 segundos você tem seu minigame rodando. Além dos minigames, o mapa também contém os campos Options e Score. Options é onde você faz os ajustes como jogar sozinho ou em dupla, nível de dificuldade, etc. Já o Score é onde ficam marcados os pontos obtidos em cada minigame. O jogo possui três slots de salvamento, mas como tudo já está aberto desde o princípio, a única coisa salva na fita é o recorde. E para quem tem fita pirata (pois piratas não salvam), cada vez que se desliga o videogame o score é zerado pois não tem onde salvar. Mas nada que caneta e papel não resolvam! Ah, e vale lembrar também que o mapa possui algumas animações, dependendo de onde você toca com a estaca nele. Tente descobrir todas as animações!

OS MINIGAMES

Sling Shooter

     Com um estilingue, você deve acertar todos os animais que aparecerem na tela, inclusive Timão e Pumba, que também farão suas aparições. Acerte o máximo possível para passar de fase (embora todas as fases sejam iguais, o que muda é a velocidade em que os bichos aparecem e se escondem). Você tem um limite de munição, procure mirar e aí atirar, e não ficar atirando sem nem mirar, pois aí seus tiros irão pelos ares e quando você precisar não terá mais. Comandos: Direcionais movimentam a mira, A atira.


Hippo Hop

     O mais chato, este é um minigame no estilo "Galinha que atravessa a rua". No comando de Timão, você deve atravessar a lagoa pulando entre os troncos e animas que passarem por ela, até chegar do outro lado. Lá, haverão espaços com arbustos e espaços sem arbustos. Vá aos espaços sem arbustos, e aí volte para o lado onde você começou. Crescerá um arbusto no espaço sem arbusto onde você foi. Faça isso até fechar completamente o outro lado com arbustos. Comandos: Direcionais movimentam.


Burper

     Na minha opinião é o mais divertido. Sob o controle de Pumba, você deve arrotar (sim, arrotar) para destruir os objetos e animais que caem das árvores. Com arrotos mais fracos e rápidos e mais fortes e lentos, você deverá atingir qualquer coisa que cair, para que ela não te acerte. Quando Pumba é atingido várias vezes ele perde uma vida. Os arrotos também têm um limite, por isso, evite usar arrotões fortes por nada. Dê preferência ao arroto fraco, e use o forte apenas quando você possa atingir várias coisas ao mesmo tempo, pois o arroto fraco ao atingir alguma coisa se desfaz, já o forte segue até a parte alta da tela, subindo sem parar e destuindo tudo. Lembre-se que alguns bichos, como joaninha, se não forem destruídos te atacam pelo chão, e aí é preciso usar a rabada para destruí-los, se não eles não te deixam arrotar. Comandos: Direcionais ESQUERDA e DIREITA movem, A dá rabada no chão, B faz arroto fraco, Y faz arroto médio e X arroto forte.


Jungle Pinball

     Por último, mas não menos importante, temos o Jungle Pinball. Nada mais é do que um pinball com os elementos da série Timão e Pumba. Como em todos os pinballs, seu objetivo é fazer o maior número de pontos e acertar qualquer coisa que se move na tela. Comandos: Direcional BAIXO "engatilha" a cobra à esquerda para ela lançar a bolinha, L e R movem os pinos na parte de baixo da tela que servem para rebater a bolinha, e B chacoalha a mesa.

THE END
Prós: Gráficos, músicas, sons, jogabilidade, elementos do desenho.
Contras: Pouca variedade de minigames, nada destravável. O jogo só tem um replay considerável para as crianças, mas para os mais velhos o game enjoa fácil.
Considerações finais: Um game bem legal, mas infelizmente diverte mais as crianças. Além disso, depois que você pegou a prática, tudo fica fácil, a não ser que se aumente a dificuldade. Mas é um bom jogo, e mesmo que você não goste, vale a pena dar uma conferida, pois títulos da Disney são indispensáveis em qualquer coleção de games!

2 comentários:

  1. "Hakuna Matata.... é aprendeeeerr..."

    Só lembro dessa parte da música do desenho e filme. E ainda acho que Hakuna Matata que dizer Bagunça Na Mata em alguma língua indígena africana. XD

    ResponderExcluir
  2. Ou velho, eu tinha este jogo e ele era até legalzinho, mas troquei ele num Mario Kart com um colega meu :)
    O Pinball era a melhor parte deste jogo XD

    ResponderExcluir

O Point Games Brasil é um lugar para troca de ideias! Eu dou as minhas por meio dos posts, e você, por meio dos comentários. Sua opinião é muito importante, mas tenha maturidade e responsabilidade para expressá-la. Comentários maldosos, com mimimi ou xingando todo mundo não serão permitidos, portanto não seja um troll. Faça sua parte para manter a internet um lugar saudável a todos. Promova discussões e debates, critique, elogie, opine! Mas sempre com educação e respeito.