domingo, 20 de junho de 2010

Street Fighter II (todas as versões)


     Street Fighter é uma série de jogos de luta que fez e faz até hoje muito sucesso nos Arcades e também nos consoles caseiros.
     Um dos jogos de maior sucesso dessa série é Street Fighter II, jogo o qual teve várias versões. Conheça um pouco sobre cada uma das versões logo abaixo.

STREET FIGHTER II: THE WORLD WARRIOR

     É a versão original, lançada para arcades e posteriormente para os consoles Super Nintendo, Amiga, Game Boy (neste último o jogo era chamado apenas de Street Fighter II) e para o computador MS-DOS. Possui 8 lutadores à disposição do jogador: Ryu, Ken, E. Honda, Chun Li, Blanca, Zangief, Guile e Dhalsin. Cada personagem possui uma grande variedade de golpes e movimentos, além dos especiais e as magias.

STREET FIGHTER II: CHAMPION EDITION

     Uma atualização do World Warrior. Além dos 8 personagens do jogo anterior (Ryu, Ken, E. Honda, Chun Li, Blanca, Zangief, Guile e Dhalsin), a nova versão de Street Fighter II conta com 4 novos personagens: Vega, Balrog, Sagat (o subchefe antes não jogável) e M. Bison (o chefe final antes não jogável). Esta versão, além de ser lançada nos arcades, também teve seus dias de glória no Mega Drive (sob o título "Special Champion Edition" ou "Champion Edition Plus") e Master System (apenas com o título de SFII, sem o "Champion Edition" no nome). Para mim esta é a melhor versão de todas, pena que não tem para SNES.

STREET FIGHTER II TURBO: HYPER FIGHTING

     Conta com os mesmos personagens do Champion Edition: Ryu, Ken, E. Honda, Chun Li, Blanca, Zangief, Guile, Dhalsin, Vega, Balrog, Sagat e M. Bison. Uma curiosidade é que, nas versões de Arcade e SNES, a cor principal dos personagens é trocada, dando lugar a uma nova cor. Apesar disso, as cores clássicas ainda são acessíveis. Na versão do Mega, os personagens continuam com suas cores clássicas, porém as cores novas também são acessíveis.
     O subtítulo "Turbo" que esta versão possui no nome se deve ao fato da velocidade do game. Aqui, o game corre muito mais rápido do que nas versões anteriores. Isso deixa o game mais radical e, às vezes, mais difícil.

SUPER STREET FIGHTER II: THE NEW CHALLENGERS

     Nessa nova versão, com o subtítulo "Super", o jogo foi remodelado. O menu foi refeito, as músicas remixadas, os rostos dos personagens no menu foram redesenhados, e 4 novos personagens foram adicionados: T. Hawk, Fei Long, Dee Jay e Cammy.

SUPER STREET FIGHTER II TURBO

     O mesmo jogo do de cima, só que assim como o Turbo original, aqui a velocidade também foi aumentada. Assim como no primeiro Turbo, aqui os personagens também estão com as cores trocadas. Esta versão saiu para Dreamcast, 3DO, Playstation, Playstation 2, Xbox e Game Boy Advance (onde é chamada de Super Street Fighter II Turbo: Revival).

Só para recapitular:
- The World Warrior para Arcade, SNES, Amiga, Game Boy e MS-DOS.
- Champion Edition para Arcade, Mega Drive e Master System.
- Turbo Hyper Fighting para Arcade, SNES e Mega Drive.
- The New Challengers para Arcade, Super Nintendo, Mega Drive e MS-DOS.
- Super Turbo para Dreamcast, 3DO, Playstation, Playstation 2, Xbox e Game Boy Advance.

THE END
     E aí? Já jogou alguma versão no console original ou no arcade? Qual sua versão preferida? Não deixe de comentar!

Um comentário:

  1. Ficou bacana seu trabalho. Joguei muito street fighter na minha infância e ainda jogo de vez enquando, mas pra mim o melhor street é um de arcade, o nome dele é Street Fighter Red Wave.
    Ele é emulado no MAME, vale muito apena jogar.
    Espero ter ajudado, um abraço.

    ResponderExcluir

O Point Games Brasil é um lugar para troca de ideias! Eu dou as minhas por meio dos posts, e você, por meio dos comentários. Sua opinião é muito importante, mas tenha maturidade e responsabilidade para expressá-la. Comentários maldosos, com mimimi ou xingando todo mundo não serão permitidos, portanto não seja um troll. Faça sua parte para manter a internet um lugar saudável a todos. Promova discussões e debates, critique, elogie, opine! Mas sempre com educação e respeito.