sábado, 26 de junho de 2010

Beta, Demo, Rip e Full: Qual a diferença?


     Hoje trataremos de um tema bastante comum entre os gamers: quando vamos baixar um jogo na internet, muitas vezes ele é Beta, Demo, Rip ou Full. E o post de hoje irá explicar o que cada nomenclatura quer dizer, para que você gamer, quando for baixar algum jogo, saiba o que está baixando. Vamos lá:

Beta: É o jogo em fase de desenvolvimento, quando ainda nem é jogável direito, quando as fases estão com partes ainda por fazer, enfim, é o jogo em fase de produção. Geralmente, as versões Beta de um jogo não são lançadas pela empresa que o produz, elas acabam parando na internet por meio de vazamento (quando algum envolvido na produção do jogo coloca a Beta para download na internet sem o consentimento da produtora).
Demo: Demo seria a primeira (ou as primeiras) fase(s) de um jogo distribuídas apenas para demostração (por isso a nomenclatura "demo"). Geralmente, nas E3s (Eletronic Entertainment Expo, convenções de videogames que ocorrem em Los Angeles todo ano), as Demos dos jogos mais esperados são mostradas, para matar a curiosidade daqueles que aguardam o lançamento do novo jogo de sua série preferida.
Full: Full nada mais é do que o jogo completo.
Rip: Rip também é o jogo completo, porém, sem as cutscenes e com menos sons e músicas. O Rip de Sonic Adventure DX, por exemplo, tem a mesma música para o jogo inteiro, e não tem sons como pulo ou Spin Dash.

     Então agora vocês sabem o que é Beta, Demo, Rip e Full. Espero que este post tenha sido útil. Até a próxima pessoal!

3 comentários:

  1. Ah, isso já ajuda bastante! Full, Beta e Demo eu já conhecia, só Rip mesmo que não, e me parece mais como uma "rom de um jogo já acabado, inexistente, morto (RIP, que quer dizer Rest in Peace, descance em paz, o que tem escrito em lápides no cemitério)"

    aushuashuashuahsuhasuhas

    ResponderExcluir
  2. realmente, o que o willi disse no primeiro parágrafo é verdade, a TTA tá muito "desgastada" já, mas eu acredito que vai melhorar.

    mas em relação ao post, eu sempre achei que RIP fosse "ripado", como um cd de play que foi passado pro PC em forma de BIOS, pra ser regravado e jogado no play novamente.

    ResponderExcluir
  3. RIP é isso mesmo?
    Eu achava que era de RIPado como o amigo aí de cima falou. E que a perda das cutscenes e essas coisas era devido a mudança de mídia... Como um jogo de Dreamcast com 1,8 GB ser ripado em CD com capacidade menor de armazenamento.

    Vivendo e Aprendendo!

    ResponderExcluir

O Point Games Brasil é um lugar para troca de ideias! Eu dou as minhas por meio dos posts, e você, por meio dos comentários. Sua opinião é muito importante, mas tenha maturidade e responsabilidade para expressá-la. Comentários maldosos, com mimimi ou xingando todo mundo não serão permitidos, portanto não seja um troll. Faça sua parte para manter a internet um lugar saudável a todos. Promova discussões e debates, critique, elogie, opine! Mas sempre com educação e respeito.