terça-feira, 4 de maio de 2010

Streets of Rage (Mega Drive)


      A review de hoje será do jogo Streets of Rage, para Mega Drive e Master System, um beat n' up que fez muito sucesso, competindo com o famoso Final Fight, para arcades. Let's go to review:

O JOGO
     Streets of Rage é basicamente o "Final Fight do Mega Drive" (digo Mega Drive por que é a versão mais conhecida, a de Master não fez tanto sucesso). O game segue o estilo Final Fight, onde você anda pelas ruas distribuindo pancada pra todo lado.
     A história gira em torno de três jovens ex-policiais, que têm a missão de deter uma gangue de bandidos que vêm aterrorrizando a cidade e a transformando em um verdadeiro inferno. Esses três jovens são Axel Stone, Blaze Fielding e Adam Hunter, que tentaram ser policiais mas não conseguiram, pois seus chefes também estavam tomados pelo crime e envolvidos com o submundo. Vendo que não poderiam usar a farda azul em seu peito, decidiram fazer a justiça com suas próprias mãos, e agora, são eles que irão salvar a cidade (bem que o Brasil também tá precisando de uns justiceiros assim, concordam?).
     A jogabilidade do game consiste em "andar e bater", como num verdadeiro beat n' up. Você vai avançando nas fases e, ao longo do jogo, o carinha que foi o chefão fodástico de antes se torna inimigo de meio de fase agora. Isso mesmo, os chefes das primeiras fases tornam-se inimigos lá mais pra frente. Isso deixa o game um pouco repetitivo e às vezes, até enjoativo, quando o inimigo que repete é muito forte!
     Os movimentos dos personagens são meio travados, eles andam para frente mais rápido do que para cima e para baixo. Além disso, se o personagem e o inimigo atacarem ao mesmo tempo, o ataque que funcionará vai ser sempre o do inimigo, e isso irrita, e muito!
     Os inimigos do jogo são até variados, de modo que a repetitividade ATÉ QUE não é assim tão repetitiva. Tem os carinhas normais, as mulheres de chicote (sempre tem que ter as mulheres) os malabaristas de machado, dentre outros. Sem falar nos chefes, que se tornam inimigos também. Um detalhe chamativo é que os chefes sempre são gigantes, mesmo quando bandidos, eles sempre ficam "por cima" (no bom sentido) de você.
     Para te auxiliar durante a jornada, você contará não só com seus punhos, mas também com armas, que é possível tirar dos inimigos. Quando eles vem armados, é só bater neles para que eles as deixem cair no chão, aí é só ajuntar (o que leva um século) e pronto, você tem uma arma (durante cinco segundos até que vem um outro carinha e tira ela de você)Meu conselho é não ajuntar as armas, isso demora demais, resolva tudo com os punhos ou chame a polícia, pois as armas são totalmente despresíveis e pouco úteis (acho que o dano que uma arma causa é 0,000000000001 maior do que o de um soco). Existe uma grande variedade de armas: facas, canos, bombas de gás (que paralisam) além da polícia, a principal característica do jogo. Sim, isso mesmo, é possível chamar a polícia para te ajudar. Quando a tela está tão cheia de inimigos que você mal consegue se mover, basta apertar o botão A (no Mega) ou pausar o jogo e apertar o botão 1 (no Master - céditos a Léo S.) para que a polícia chegue em um carro logo atrás de você e atire com uma BAZUCA nos bandidos, para que eles todos sejam queimados pelas chamas da explosão do tiro da bazuca.
     Além das armas, também há itens, que você consegue quebrando lugares como latas de lixo, cabines telefônicas, cones e outros objetos destrutíveis. Estes itens são, na maioria dos casos, comida como frangos ou maçãs que servem para recarregar seu life, mas tem também outras coisas, como vidas extras ou S's, que aumentam o número de vezes que você pode chamar a polícia. Falando nisso, a polícia só pode ser chamada uma vez por vida ou uma vez por fase. Ao iniciar uma fase, você só terá o direito de chamar a polícia uma vez, pois você só tem um S. A única forma de poder chamá-la mais de uma vez é passando de fase (para começar a próxima novamente com um S) ou achando um S escondido em algum lugar da fase. Ou morrendo, mas lembre-se que se você morrer sem chamar, o S que você já tem não será somado com o S de sua próxima vida, ao contrário, ele será perdido junto com a vida. Por isso, quando você estiver com pouco life, gaste o S de uma vez, é melhor do que perdê-lo junto com a vida que você provavelmente perderá no próximo soco que levar.
     Os gráficos do jogo são bons, mas não melhores que os do Final Fight, pelo menos eu acho que não. Porém, eles têm um ponto forte, que é o fato de todos darem um efeito urbano e escuro aos personagens e cenários. As músicas também não pecam, todas usam bem a capacidade sonora do Mega Drive, e todas se adaptam perfeitamente ao ambiente de cada fase.


THE END
Prós: Músicas e gráficos.
Contras: Jogabilidade lenta e chefes muito difíceis.
Considerações finais: Não vou dizer que é um ótimo jogo. Talvez por que não gostei (provavelmente) mas não vou. Direi apenas que é uma ótima opção de beat n' up do Mega, mas pra mim, o melhor ainda é o Maximum Carnage! (não, não é o Final Fight, que eu citei a review inteira)

4 comentários:

  1. Fala Willi!
    Excelente post veio! Gostei da análise, mas viu, como assim não pegar as armas? Mesmo que não dê nada, é muito legal descer a lenha armado, rsrs

    Cara, no Master System, pra chamar a polícia você tem que pausar o jogo e depois apertar o botão de soco (imagine o trampo que dava, pois o pause fica no console). Seria muito mais fácil apertar os dois botões juntos, que é deprache do Master por faltar um botão.

    Aproveitando, mandei email com meu banner, depois me fala se recebeu.

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Fala Léo, recebi sim! Mas mandei outro, dá uma olhada lá

    ResponderExcluir
  3. Otimo post , joguei muito esse game quando criança , tinha a fita original , decia a lenha nos carinhas , joguei tanto mais sempre perdia na ultima fase , ou no ultimo chefão errava e caia na sexta fase de novo , mais ai chegou um dia que fechei , consegi fechar só uma vez em toda minha vida kkkkkkkkkk demais esse jogo , otimo post abraços ;D

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho esse jogo é muito foda com dois players......
    agora quero ver uma do shinobi.

    ResponderExcluir

O Point Games Brasil é um lugar para troca de ideias! Eu dou as minhas por meio dos posts, e você, por meio dos comentários. Sua opinião é muito importante, mas tenha maturidade e responsabilidade para expressá-la. Comentários maldosos, com mimimi ou xingando todo mundo não serão permitidos, portanto não seja um troll. Faça sua parte para manter a internet um lugar saudável a todos. Promova discussões e debates, critique, elogie, opine! Mas sempre com educação e respeito.