domingo, 18 de abril de 2010

Gex (PC)

Também disponível para 3DO e Sega Saturn;
e para PlayStation 3 via PS Store.


     Nos meus tempos de Windows 98, o jogo que eu mais jogava era Gex. Ao trocar para Windows XP, fiquei profundamente triste por não poder mais jogar. Até que descobri uma ISO do jogo, e voltei a jogar. Saca só o jogaço que vamos analisar hoje:

O JOGO
     Gex é o primeiro jogo da série, que teve as continuações Enter the Gecko e Deep Cover Gecko, para N64 e PS1. Diferente das continuações, essa versão é totalmente 2D, tanto nos gráficos quanto na movimentação. Mas ainda acho esta versão a melhor.
     A trama de Gex tem como personagem principal um lagarto (Gex) que era viciado em televisão. Até o dia em que ele foi parar dentro do universo televisivo. Agora, Gex terá que se aventurar por quatro mundos cheios de fases no estilo plataforma para poder voltar ao mundo real.
     A movimentação do jogo é bem ampla e prática. As habilidades de Gex são as de um típico lagarto: ele pode atacar com a calda, pular, esticar a língua para comer itens, andar e correr. Ah, e se você tiver que assoar seu nariz remelento e cheio de gripe, tem o pause também.
     A principal característica do jogo são os controles remoto. Cada fase consiste em coletar um ou mais controles remoto, além de chegar ao fim da fase e concluí-la. As fases são ambientadas num mapa, e para abrir uma fase, é necessário usar o controle remoto que você coletou na fase anterior. Logo, apenas concluir a fase não adianta, afinal você não poderá abrir e jogar a fase seguinte. Por isso, é preciso pegar o(s) controle(s) remoto e aí sim completar a fase. Só assim você poderá avançar no jogo.
     Cada mundo possui uma temática principal, além de um chefe característico. O primeiro mundo é um cemitério (canal de terror), o segundo é o mundo dos desenhos animados (canal dos desenhos animados), o terceiro é uma floresta (canal animal) e o quarto é um complexo chinês (canal de filmes). Os mundos ficam situados num mapa com quatro TVs, cada um vai pata um mundo diferente, mas só é possível jogar nos mundos que você já abriu. Acessando um mundo, você vai para o mapa desse mundo, onde há ainda mais TVs, e cada uma para uma fase diferente. No fim, você derrota o chefe e abre um portal do mundo em que você está para o mundo seguinte.
     Por incrível que pareça, o jogo infelizmente NÃO SALVA. Isto é, você terá que anotar os passwords cada vez que parar de jogar. DÁLE CANETA E PAPEL!

ITENS
     Os itens do jogo são bolinhas com alguma coisa dentro, que ficam quicando pela fase. Para coletá-los, você deve apertar a tecla C para Gex usar sua língua, a língua cola no item, o puxa, Gex come e ganha a habilidade. Os itens são:
Bolinha branca com uma pata dentro: recupera uma pata (uma pata seria como um coraçãozinho) de vida do Gex.
Bolinha branca com um S dentro: Deixa o Gex envolvido por um furacão, que lhe permite destruir os inimigos apenas tocando neles.
Bolinha rosa com uma borboleta dentro: Dá uma vida extra.
Bolha laranja: permite ao Gex cuspir fogo.
Bolinha azul: Gex pode cuspir gelo, sendo que este não mata os inimigos, apenas os congelo num cubo de gelo, que pode ser destruído com uma rabada.
Bolinha amarela: Gex pode cuspir raios de eletricidade, que são como o fogo, porém, são cuspidos três por vez. Ela também permite ao Gex dar saltos mais altos.
Controle remoto: Abre a fase seguinte no mapa, para que você possa jogá-la. Toda fase tem um controle remoto em algum lugar, e você deve coletá-lo, pois só assim você poderá abrir a fase seguinte. São quatro tipos de controles: o controle negro com uma caveira em cima é o do cemitério, o controle colorido é o dos desenhos animados, o controle com fios de cipó é o da floresta, e o controle com uma telha de casa chinesa é o do complexo chinês.

THE END
Prós: Inovação, movimentos, temática do jogo.
Contras: Uso de passwords (um jogo longo assim deveria salvar).
Considerações finais: Cansado de bater em blócos no Mario, estourar monitores no Sonic ou quebrar caixas no Crash? Então, experimente comer bolinhas coloridas, a nova proposta da série Gex!

3 comentários:

  1. Conheço um parecido pra 64... era um lagarto também, mas não Gex. Era algo com J o nome dele.... não lembro... mas nem gosto tanto.... hehe... Enfim, bela review, mais um jogo pra eu baxar e jogar quando não tiver mais NADA pra fazer.. hehe

    ResponderExcluir
  2. Nossa.. como estou procurando esse jogo para fazer download no computador, mas não consigo achar talvez seja pelo jogo ser antigo nao sei.. sera que alguem poderia me ajudar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Caraaamba! Só eu sou do tempo que jogava isso no Sega Saturno? Poxa, que nostalgia! Adorava. Virava noite jogando com meus irmãos.

    ResponderExcluir

O Point Games Brasil é um lugar para troca de ideias! Eu dou as minhas por meio dos posts, e você, por meio dos comentários. Sua opinião é muito importante, mas tenha maturidade e responsabilidade para expressá-la. Comentários maldosos, com mimimi ou xingando todo mundo não serão permitidos, portanto não seja um troll. Faça sua parte para manter a internet um lugar saudável a todos. Promova discussões e debates, critique, elogie, opine! Mas sempre com educação e respeito.