sábado, 27 de março de 2010

Kirby's Adventure (NES)


     A bolinha rosa da Nintendo teve jogos para praticamente todos os consoles da empresa: NES, SNES, Nintendo 64, Game Boy, Game Boy Color, Game Boy Advance, GameCube, Nintendo DS, e até pra Nintendo Wii. Sem dúvida são muitos títulos, e todos são muito bons (pelo menos os que eu joguei, mas se um saco de milho é bom, o restante do estoque também é). Um detalhe cativante na série é que não há inferioridade entre os jogos, isto é, todos são mais ou menos parecidos e nenhum é inferior ao outros, ou pior que os outros. E essa tradição é mantida desde os primeiros jogos da série, tal como o primeiro, para Game Boy, e o segundo, para NES, que será analisado agora.

O JOGO
     Kirby's Adventure é o segundo jogo da série Kirby, sendo o sucessor de Kirby's Dream Land, o primeiro jogo da franquia, que foi lançado para Game Boy. Kirby é uma bolinha rosa que vive no mundo dos sonhos, Dreamland. Sua principal habilidade é a de absorver inimigos e adquirir as habilidades deles. A partir disso, é possível conquistar inúmeras habilidades, e usá-las contra os mais diversos inimigos. Kirby só suporta uma habilidade por vez, de modo que, ao conquistar uma habilidade, ele só poderá ter outra quando perder esta. Para perder, basta pressionar Select ou ser atingido por algum inimigo.
     A mecânica do jogo é a do típico game de plataforma: você vai andando e matando tudo que vier pela frente, até passar de fase e ir para a fase seguinte. Porém, o jogo possui alguns diferenciais, que fazem dele único e não totalmente igual aos outros: Entre uma fase e outra, você acessará um mundo cheio de portas, sendo que cada porta leva para uma fase ou um minigame. Conforme você avança no jogo, mais partes do mundo vão se abrindo, e mais portas ficam acessíveis. É que, no início, só um pedacinho do primeiro mundo está liberado, e este pedacinho contém apenas a porta para a primeira fase. Porém, conforme você avança, mais vai sendo liberado. São vários mundos, cada um com um determinado número de fases. Ao concluir todas as fases do mundo, você passa para o mundo seguinte, através da porta que dá para a fase do chefe. Essa porta só leva para o chefe até você derrotá-lo, depois que você já o derrotou, ela te leva ao mundo seguinte.
     As habilidade dos jogo agradam e muito. Veja:
Botões direcioais ESQUERDA e DIREITA: Movem o personagem.
Botão BAIXO: Agacha
Botão CIMA: Infla o Kirby, permitindo-o voar lentamente por alguns segundos e/ou alcançar lugares mais altos. Para parar de voar, aperte B para que o Kirby solte o ar que ele está segurando. Você pode usar esse ar para destruir inimigos.
Botão B: Aspira inimigo. Apertando B novamente, Kirby cospe o inimigo na forma de uma estrela, podendo acertar outros inimigos. Apertando BAIXO, ele absorve a habilidade do inimigo. Com a habilidade absorvida, você pode apertar B novamente para usá-la.
Botão A: Pula.
B+Baixo: Rasteira. É o principal golpe quando não se tem habilidades especiais.

INFORMAÇÕES NA TELA
     Na parte inferior da tela, há uma barra de informações, que mostra vidas, pontos, etc. Ao lado destas informações, há uma figura que indica o status do Kirby. Esta figura muda de acordo com a situação. Veja o que cada foto significa:
Normal: Indica que Kirby está normal, sem nenhum poder especial.
Nothing: Nem todos os inimigos lhe concedem habilidades. Alguns deles não te concedem nada. Quando você aspirar um inimigo e apertar BAIXO (que é o comando para absorver a habilidade do inimigo), se este inimigo não lhe conceder nada, a figura Nothing aparecerá. Ela indica que o inimigo não tem nenhuma habilidade para lhe oferecer.
Ouch!: Aparece quando você toma um golpe e perde sua habilidade especial, no caso de você ter uma.
Clear: Aparece quando você pega a Star Rod (varinha mágica) que cada chefe deixa quando é derrotado.
Habilidade especial: Mostra a habilidade especial que você tem. Nesse caso, Kirby tem a habilidade Bean, que lhe permite dar golpes usando uma corrente lazer.

MENU PRINCIPAL
     Kirby's Adventure é um dos poucos jogos de NES que tem sistema de salvamento de jogo. Logo, o menu principal consiste apenas em escolher um dos três slots para iniciar um novo jogo ou carregar um jogo salvo.

THE END
Prós: Ótima jogabilidade, jogo divertido e de certa forma complexo se for comparado aos demais jogos do NES.
Contras: É preciso tomar dano se você quer perder a habilidade atual e pegar outra.
Considerações finais: Um dos melhores do NES, com certeza você irá adorar este game!

3 comentários:

  1. Um dos melhores, se não o melhor jogo de ação do NES.

    ResponderExcluir
  2. para poder perder a habilidade anterior é so apertar select que ele solta

    ResponderExcluir

O Point Games Brasil é um lugar para troca de ideias! Eu dou as minhas por meio dos posts, e você, por meio dos comentários. Sua opinião é muito importante, mas tenha maturidade e responsabilidade para expressá-la. Comentários maldosos, com mimimi ou xingando todo mundo não serão permitidos, portanto não seja um troll. Faça sua parte para manter a internet um lugar saudável a todos. Promova discussões e debates, critique, elogie, opine! Mas sempre com educação e respeito.