segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Disney's Aladdin (SNES)


     Se tem um jogo que marcou minha infância, este jogo foi Disney's Aladdin. Toda paixão que tenho por videogames hoje, eu tenho graças a este jogo. Ele foi o primeiro jogo que joguei em minha vida, pois meu SNES era seminovo e por isso, não veio com o Mario World. Depois de comprar o SNES (quando eu tinha uns 3 anos) meu pai comprou essa fita, que graças a Deus ainda funciona, como todas as outras fitas de SNES que tenho. E até hoje me emociono ao jogar este game.
     Mas chega de enrolação, vamos ao review deste jogo, que aliás eu já devia ter feito há muito tempo:
O JOGO
     Disney's Aladdin é um jogo fantástico! Você irá se aventurar pelos mais diversos cenários no comando de Aladdin, um rapaz de rua que rouba comida para viver. O game é inspirado no filme de mesmo nome, que é um longa metragem animado lançado em 1992 (e um dos filmes animados que mais gosto, e que bate muitos filmezinhos animados que tem por aí hoje em dia). O filme até ganhou uma série de TV, que atualmente é exibida pela Rede Globo ao meio dia, no Festival de Desenhos, para quem tem parabólica (minha mãe adora aquele desenho, e eu assisto junto, claro).
     Mas falemos do jogo. O enredo dele é o mesmo do filme, óbvio. A história está muito bem contada, em pequenas cutscenes narrativas que acontecem a cada fase.
     O jogo é bem dinâmico. A jogabilidade é bastante ampla e cheia de movimentos. Para eliminar um inimigo, Aladdin deve pular na cabeça dele. Além de matar um inimigo, o personagem pode tacar-lhe maçãs, que deixam o inimigo tonto por um curto período de tempo, possibilitanto matá-lo, no caso dos inimigos mais difíceis. Além disso, Aladdin também pode correr e dar grandes saltos, tornado possível pular de um lugar a outro quase sem tocar no chão. Tem também uma toalha que lhe permite usá-la como para-quedas, e fazer com que ele caia mais devagar no chão. Ideal para acessar lugares mais complicados (não é essa toalha da foto, é outra).
     A vida do Aladdin no jogo é representada por vários coraçõezinhos. A cada golpe recebido, ele perde um coraçãozinho, perdendo todos o personagem morre. No início, só há três coraçõezinhos, mas ao longo do jogo é possível aumentar a quantidade de coraçõezinhos.
     O jogo também possui uma grande variedade de itens, desde pães, que servem para recarregar coraçõezinhos, até besouros místicos que dão acesso ao bônus no final da subfase.
     Falando nas fases, elas são divididas em subfases, com um número variável de subfases em cada fase. Ao final de cada subfase, você pode acessar o bônus caso tenha pego o besouro místico durante a subfase. E ao final de cada fase, você vê uma pequena cutscene narrativa explicando a história. O único ponto fraco do jogo é que ele quase não tem chefes. São apenas dois chefes, um no final da primeira fase e um no final da última fase.
     Mas o grande forte do jogo são os diamantes. Há dois tipos: os verdes e os vermelhos. Os verdes servem como se fossem moedas, você vai pegando e, quando consegue 100, ganha uma vida extra e o contador volta a zero. Já os vermelhos valem 3 verdes e servem para ver o final verdadeiro do jogo. É que cada fase possui, somando os diamantes vermelhos de todas as subfases, 10 diamantes vermelhos. Pegando todos os diamantes vermelhos EM TODAS AS SUBFASES DE TODAS AS FASES, ou seja, pegando todos os vermelhos do jogo inteiro, você vê o final verdadeiro do jogo ao terminá-lo. Para ver o final verdadeiro, não é preciso pegar todos os vermelhos e todos os verdes, apenas todos os vermelhos. Ou seja, o jogo possui dois finais, um com todos os diamantes vermelhos e outro sem todos os diamantes vermelhos. Não vou contar como são os finais, jogue para saber!
     O game utiliza o sistema de passwords, sempre que você termina uma fase, ganha uma password que pode ser inserido para iniciar o jogo a partir da próxima fase, e não a partir do início, caso você pare de jogar sem terminá-lo. Porém, vale lembrar que, usando o password, você não terá os diamantes das fases que você pulou, de modo que, se você quer ter todos os diamantes, terá que iniciar o jogo do princípio e ir até o fim. Será aproximadamente uma hora de jogo.



ITENS
     Os itens do jogo são encontrados dentro de pequenos baús e/ou vasos verdes espalhados pelas fases. Basta pular em cima do baú/vaso para que ele libere o item em seu interior. Os itens são:
Pão: É encontrado tanto em baús quanto em vasos. Recarrega 1 coraçãozinho.
Frango: Encontrado tanto em vasos quanto em baús. Recarrega todos os coraçõezinhos.
Esfera vermelha: NÃO é encontrado em vasos, apenas em baús. Aumenta 1 coraçãozinho e recarrega os perdidos. Por exemplo, se você tem 3 coraçõezinhos e pega uma esfera vermelha, fica com quatro coraçõezinhos, além de recarregar os coraçõezinhos perdidos, caso tenha perdido algum.
Maçãs: NÃO são encontradas em baús, apenas em vasos. Batendo em uma vaso, ele libera três maçãs. Cada maçã vale por dez, ou seja, se tenho 0 maças e pego três, fico com trinta maçãs (nossa, que bom professor de matemática que eu daria, XD). As maçãs servem, como já dito, para deixar os inimigos tontos, para que eles não te ataquem ou persigam por um curto período de tempo.
Besouro místico dourado: NÃO é encontrado em vasos, apenas em baús. Ao abrir um baú que contenha um besouro desses dentro, ele irá sair voando, e você deve pegá-lo para acessar o bônus após terminar a subfase que você está jogando. Você não é obrigado a pegar o besouro, você o pega se quer, mas participar do bônus nunca é uma má ideia. O bônus consiste em uma roleta que gira até parar em algum dos itens, que pode ser uma vida extra, duas vidas extra, um continue, etc. Mas lembre-se: se você morrer, perderá o besouro, e terá que pegá-lo novamente.
Toalha: NÃO é encontrada nem em vasos nem em baús, ela está exposta em algum lugar da fase. Pegando-a, você a tem até a metade do jogo (fase pós-fogo, aquela fase do gênio), e pegando nessa fase do gênio, você a tem até o fim do jogo. Mesmo que você morra, você não a perderá. A menos que dér Game Over, aí terá que pegá-la de novo. E não morrendo nem dando Game Over, você a tem até a fase do gênio e, se pegá-la nesta fase, a terá até o fim do jogo.
Lâmpada mágica: NÃO é encontrada em vasos, apenas em baús. Dá uma vida extra.

COMO GANHAR VIDAS EXTRAS E CORAÇÕEZINHOS
     Em Disney's Aladdin há várias formas de ganhar vidas extras, além de aumentar seu número de coraçõezinhos. São elas:
Vidas extras
- Pegando uma lâmpada mágica;
- Coletando 100 diamantes (lembrando que diamantes verdes valem por 1 e vermelhos velm por 3);
- Conseguindo o item 1UP (1 vida extra) ou 2UP (duas vidas extras) na roleta bônus)
Coraçõezinhos
- Pegando uma esfera vermelha;
- Conseguindo pegar um diamante vermelho de modo que ele faça o contador de diamantes "virar", te dando não só vida extra, mas também um coraçãozinho. O que quero dizer é que o diamante vermelho deve ser pego quando o seu contador de diamantes estiver em 97, 98 ou 99, para que, com os três diamantes que o diamante vermelho fornece, o contador avançe para 00, 01 ou 02, respectivamente. Contudo, o diamante vermelho deve ser o diamante usado para "virar" o contador, fazendo você não só ganhar uma vida extra, mas também um coraçãozinho a mais.
- Conseguindo o item CORAÇÃO na roleta bônus.


REMAKE PARA GAME BOY ADVANCE
     A versão de Super Nintendo do game Disney's Aladdin ganhou um remake para Game Boy Advance. Neste remake, o jogo não utiliza passwords. Ao invés disso, ela salva e carrega o jogo. Uma vantagem sobre a versão do SNES. Como todo remake de SNES para GBA, esta versão possui seus pontos fortes e fracos, e fica a cargo do jogador decidir qual é a sua versão preferida. Eu, particularmente, prefiro a do SNES.

THE END
Prós: Jogabilidade, gráficos e músicas. O filme foi muito bem adaptado ao game.
Contras: O jogo é meio curto, e há momentos do filme que poderiam ser explorados dando origem a novas e ótimas fases, mas não foram.
Considerações finais: É sem dúvida um jogo espetacular! E é por causa deste jogo que eu amo videogames como se fossem a minha vida. Em outras palavras, é por causa deste jogo que este blog chamado Point Games Brasil existe! Jogue. ALTAMENTE RECOMENDADO!

7 comentários:

  1. Ótimo jogo ao estilão do prince of presia. Joguei muito quando tive meu primeiro snes. Alugava bastante esse jogo.

    ResponderExcluir
  2. Desculpa a demora, mas podemos fazer uma parceria sim. Sou o webmaster do http://sitedochaves.com e se quiser mandar um banner, será colocado assim que o site terminar as reformas. Qual o tamanho de banner que gostaria pra ser colocado no seu blog?

    ResponderExcluir
  3. Demorei pra arranjar tempo pra ler....

    Willi, não vou baixar esse jogo. E sabe porquê? Porque já tenho ele baxado aki! XD

    Foi um dos primeiros jogos que eu joguei num console. Tinha umas vizinhas, uma de 6 anos e uma de 9 (se é que lembro direito) que tinham um SNES e o Alladin. Me lembro que jogava várias vezes por semana com elas.

    Acho até que zerei (ou vi elas zerarem) mais de uma vez, com os 2 finais, mas não faço idéia se isso é verdade e nem de como eram os finais.

    Enfim, a uns 3 anos eu "descobri" os emuladores, e o 1º jogo que baxei, o qual eu lembrava que era MUITO LEGAL, foi o Alladin. Mas até hoje só chego no 3º mundo, e tenho preguiça de tentar jogar mais agora.... hehe


    Belo Review!

    ResponderExcluir
  4. Seu banner e seu link já estão lá no Porra, Man!

    ResponderExcluir
  5. entendi, vc é fã do console snes, dada a pouca quantidade de posts dedidacos ao megadrive e ao claro demerito ao console em um deles...

    e olha que eu até estava gostando do seu blog, não sei se meu post será aceito, mas só deixo uma dica, o aladdin do megadrive e bem melhor que o do snes, eu recomendo uma minuto da sua atenção ao jogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Saulo. Cara, eu zerei o de Mega Drive também, mas eu tenho um apelo sentimental com esse. É um jogo que marcou minha vida, e não vai ser uma espadinha e um sprite maior que vão me fazer preferir a outra versão. Considero ela muito boa e bem feita, mas ainda prefiro esse.

      Sobre preferir, cada um tem seu gosto, por favor não chegue aqui dizendo "o fulano é melhor que o ciclano" pois cada um tem seu gosto. Se você prefere o outro, okay, eu respeito. Mas eu gosto mais desta versão e quero que meu gosto seja respeitado também.

      Agradeço pelo comentário e pela visita.

      Excluir
  6. pk a dois finais esse jogo um com jasmine e alladdin voando no tapete e outro mostrando as fases jogadas?

    Grato aguardando resposta

    ResponderExcluir

O Point Games Brasil é um lugar para troca de ideias! Eu dou as minhas por meio dos posts, e você, por meio dos comentários. Sua opinião é muito importante, mas tenha maturidade e responsabilidade para expressá-la. Comentários maldosos, com mimimi ou xingando todo mundo não serão permitidos, portanto não seja um troll. Faça sua parte para manter a internet um lugar saudável a todos. Promova discussões e debates, critique, elogie, opine! Mas sempre com educação e respeito.