quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Top Gear (SNES)


     Top Gear é, sem sombra de dúvida, a melhor série de jogos de corrida já produzida pela Kemco, e uma das melhores franquias do SNES. Confira abaixo o review deste grande clássico.

O JOGO
     Top Gear trás corridas por todo o planeta direto para o seu Super Nintendo. São ao todo 7 localidades internacionais, com quatro corridas em cada uma. Forma assim, um total de 28 pistas para correr.
     No game, você passará por corridas contra outros 19 carros, que com o seu totalizam 20 carros, todos em uma mesma corrida. Dentre estes 19 carros oponentes, um deles é o seu rival, que ocupa a parte de baixo da tela.
     O jogador pode escolher entre quatro carros para pilotar. Cada carro possui uma cor, ou seja, jogando com aquele carro, ele será daquela cor, e não há como personalizar. Mesmo assim, durante as corridas, os carros oponentes são dos mesmos modelos dos quatro carros que você dispõe, porém com cores diferentes, personalizadas, as quais o jogador não pode ter em seu carro. Os caros são: um vermelho, um branco, um roxo e um verde e cinza. Cada um tem características próprias, como velocidade, aceleração, consumo de combustível, etc. (veremos as características dos carros mais pra frente).
     Ah, e falando em combustível, essa é outra característica marcante de Top Gear. Ele é um dos poucos jogos de corrida do Super Nintendo em que é necessário abastecer o seu carro. Dependendo do consumo de gasolina do carro que você está controlando, você terá que abastecer mais ou menos vezes por corrida. E quando a corrida é curta, às vezes nem precisa abastecer. Além de você, o único carro que abastece em todo o jogo é o seu rival, os demais não abastecem (é que eles são carros mais avançados, que funcionam na base do empurrão, da decida, do pique, enfim, você entendeu).
     O seu rival nas corridas é o carro da tela de baixo, que sempre é um dos quatro carros que você pode escolher no início do jogo. Após você escolher o carro que vai comandar durante o jogo, o próprio jogo escolhe, randomicamente, o carro que será seu rival.

CARACTERÍSTICAS DOS CARROS
     No início do jogo, na hora de escolher o carro que você vai comandar, ao colocar o cursor sobre o carro, são mostradas as estatísticas dele, que são:
Max Speed: A velocidade máxima que o carro pode atingir.
0 to 100: A velocidade de aceleração do carro. Aceleração é o tempo que o carro leva para ganhar velocidade quando está parado ou quando bate em algo ou alguém.
Tire Grip: O quanto o pneu está preso. No caso, um pneu bem preso tem melhor instabilidade em curvas, enquanto que um pneu floxo fornece uma maior instabilidade nas curvas.
Fuel Consuption: O nível de consumo de combustível do carro. Quanto mais baixo for o consumo de combustível, menos ele tem que abastecer.
     Levando isso em conta, as características de cada carro são:

Carro vermelho

Max Speed: 235 Km/h (kilômetros por hora)
0 to 100: 6.1 Km/s (kilômetros por segundo)
Tire Grip: Baixo
Fuel Consumption: Alto

Carro branco

Max Speed: 210 Km/h
0 to 100: 3.6 Km/s
Tire Grip: Alto
Fuel Consumption: Baixo

Carro roxo

Max Speed: 220 Km/h
0 to 100: 5.2 Km/s
Tire Grip: Baixo
Fuel Consumption: Médio

Carro verde e cinza

Max Speed: 220 Km/h
0 to 100: 4.5 Km/s
Tire Grip: Médio
Fuel Consumption: Médio

MENU PRINCIPAL

     Top Gear é um dos jogos do Super Nintendo com maior número de menus. Até hoje, eu só vi um jogo com mais menus que o Top Gear, que é o International Superstar Soccer, também de SNES, mas um jogo com mais menus que esses dois eu não vi não. Abaixo, uma descrição dos menus e submenus de Top Gear.
1 Player/2 Players: Aqui você faz algumas escolhas antes de iniciar o seu jogo. Primeiro, você insere seu nome (Enter Name). Depois, você escolhe se as marchas serão feitas manualmente ou se o jogo fará elas para você (Gear Select). Logo depois, você escolhe os comandos do jogo (Control Method). Aí, você escolhe o carro que irá comandar durante o jogo (Car Type). Após ter feito as escolhas, vá para o modo Play Game e inicie seu jogo. Caso não faça as escolhas, o próprio jogo as fará randomicamente.
Skill Level: Onde você escolhe a dificuldade do game. Amateur equivale a normal, Professional equivale a difícil e Championchip equivale a muito difícil.
Country: É onde você digita os passwords do jogo, já que Top Gear utiliza sistema de passwords, e não de salvamento. Para digitar um password, você deve escolher uma das localidades disponíveis (S. America, Japan, Germany, Scandinavia, France, Italy ou UK), sendo que cada uma possui quatro pistas. Tendo escolhido a localidade, basta digitar o password dela para iniciar o jogo a partir dela, e não a partir da primeira. Lembre-se de que cada localidade possui três passwords (um para Amateur, um para Professional e outro para Championship). Dependendo do password que você inserir, você iniciará o jogo a partir daquela localidade com aquela dificuldade. Primeiro, vá ao menu 1 Player e faça os ajustes lá. Aí vá em Country para digitar o password e depois vá ao Play Game para iniciar o jogo.
Speed KPH/MPH: Serve para alternar o contador de velocidade entre "Kilômetros por hora" e "Milhas por hora". Isso não modifica o game em nada, é só para mudar o modo de visualizar a velocidade. (Créditos a Link - Lukas - Lucario)
Play Game: Aqui você inicia o jogo, passando localidade por localidade, pista por pista, até fechar o game. É como se fosse um Story Mode. Se você começar o jogo direto aqui, todos os ajustes que se faz no 1 Player serão feitos automaticamente e randomicamente pelo próprio jogo. Por isso, é recomendável primeiro fazer os ajustes no 1 Player e depois ir no Play Game. E caso queira fazer password, faça os ajustes no 1 Player, vá em Country e faça seu password, e aí vá ao Play Game, para começar o jogo não da primeira pista, mas sim da localidade que você digitou o password.

PASSWORDS (SELECIONE PARA VER)
Passwords para jogar com dificuldade Amateur (fácil)
S. America: MOONBATH
Japan: GEARBOX
Germany: CAR PARK
Scandinavia: ROAD HOG
France: EMULATOR
Italy: ANALYSER
UK: HORIZONS

Passwords para jogar com dificuldade Professional (médio)
S. America: FOUR MEG
Japan: LEGEND
Germany: THEWORLD
Scandinavia: LETSRACE
France: ALCHEMY
Italy: A LOOPER
UK: SEASONAL

Passwords para jogar com dificuldade Championchip (difícil)
S. America: EDUCATED
Japan: OILCLOTH
Germany: WRECKAGE
Scandinavia: CARACOLE
France: EPYLLION
Italy: GLUCAGON
UK: KEELSON

THE END
Prós: Jogo longo mas sem ser enjoativo, quesitos como gasto de gasolina, abastecimento, medidor de velocidade, etc.
Contras: Poderia salvar em vez de usar passwords. Poucos carros disponíveis.
Considerações finais: E aí, pronto para a corrida? Comente antes de pegar o volante (ou o controle)!

3 comentários:

  1. Parece legal.... eu tenho o Top Gear Rally pra 64, mas considero uma merd@.

    E sobre o "Speed KPH"....
    O que tem no meu é alternar entre Kilômetros por hora e Milhas por hora. Pode ser algo parecido ai.... (ou não)

    ResponderExcluir
  2. po cara grande post que vc fez sou um grande fã de top gear 1 , jogo sempre que posso no emulador tenho a fita original guardada , e tenho as trilhas sonoras , um grande post mesmo mlk valews ;D

    ResponderExcluir
  3. Excelente jogo, muito legal mesmo...passei horas e horas jogando com amigos e jogo ainda de vez e quando com emulador, mas to pensando seriamente em comprar um SNES de novo pra mim...e olha que tenho um PS3 e um Wii, mas o SNES pra mim é imbatível...viva a nostalgia...

    ResponderExcluir

O Point Games Brasil é um lugar para troca de ideias! Eu dou as minhas por meio dos posts, e você, por meio dos comentários. Sua opinião é muito importante, mas tenha maturidade e responsabilidade para expressá-la. Comentários maldosos, com mimimi ou xingando todo mundo não serão permitidos, portanto não seja um troll. Faça sua parte para manter a internet um lugar saudável a todos. Promova discussões e debates, critique, elogie, opine! Mas sempre com educação e respeito.