domingo, 24 de janeiro de 2010

Naruto Ninja Council (GBA)

     O primeiro jogo do Naruto para o nosso querido GBA foi Naruto Ninja Council. Eu não diria que este é o melhor jogo do Naruto, mas está longe de ser o pior. Na verdade, ele é o quarto jogo do Naruto que mais gosto (o terceiro é a sequência deste, Naruto Ninja Council 2, o segundo é Naruto Shippuden Ninja Destiny 2, de Nintendo DS, e o primeiro é Naruto Ultimate Ninja Heroes, de PSP).
     Vamos conferir a análise deste game:
O JOGO
     Naruto Ninja Council, ao contrário do que você deve estar pensando, não é um game de luta. Na verdade, ele é um game de plataforma, onde você vai andando, pulando, matando inimigos, pegando itens e progredindo nas fases. 
     De início você vai achar o jogo simples, mas na verdade, ele não é. Naruto Ninja Council possui diversos elementos, sendo assim um jogo de plataforma onde não falta nada.
     Infelizmente, só é possível comandar Naruto e Sasuke, de modo que o jogo fica um pouco enjoativo. Apesar de só ser possível comandar estes, muitos outros aparecerão durante o game, como Kakashi Hatake, que dará as instruções ao jogador, Sakura e Hinata, que aparecem para reabastecer a barra de life do personagem, e muitos outros que aparecem como chefes, como Ino, Rock Lee, Shikamaru...
     A movimentação dos personagens é bastante simples, porém avançada, aproveitando muito bem cada botão do Game Boy Advance.
     Os jutsus, que são as técnicas especiais que os personagens usam no anime, não ficaram de fora. Cada um dos dois personagens jogáveis é capaz de usar vários jutsus, além dos personagens chefe, que são capazes de usar apenas um único jutsu, porém várias vezes.
     Durante o jogo, também podem ser encontrados vários pergaminhos, que concedem aos personagens pequenas habilidades muito úteis para o progresso no jogo.
     As fases do game são divididas em duas subfases cada, e todas as subfases de todas as fases têm chefe. O chefe pode ser um único personagem, ou as vezes uma dupla de personagens, porém ambos os personagens da dupla usam a mesma barra de life, de modo que, batendo em um, ambos sofrem dano.
FUNCIONAMENTO DA BARRA DE CHACKRA E JUTSUS
     Além da barra de life, seu personagem também possui uma barra de chackra, que pode ser recarregada mantendo o botão R pressionado por algum tempo. A barra de chackra serve de combustível para os jutsus dos personagens, que são feitos segurando BAIXO + B por alguns segundos. Segurando esses dois botões por alguns segundos, uma outra barra aparecerá e começará a carregar. Conforme essa barra carrega, os nomes dos jutsus do seu personagem vão aparecendo. Soltando os dois botões quando o nome de um jutsu aparecer, o personagem executará este mesmo jutsu, e um tanto da barra de chackra será gasto na execução deste jutsu. Lembre-se de que quanto mais essa terceira barra carregar, mais chackra esse jutsu irá consumir.
     Abaixo, confira os jutsus de cada personagem e uma descrição dos mesmos:
Jutsus do Naruto
Sexy Jutsu: Naruto se tranforma em uma mulher muito bonita (o sprite dela é feio), imobilizando temporariamente qualquer inimigo HOMEM, dando tempo para o nosso protagonista "descer o cassete" nele.
Harem Jutsu: Mesmo do de cima, só que paralisa por mais tempo.
Shadow Clone Jutsu: Naruto cria vários clones, todos pulam e lançam inúmeras shurikens (estrelas ninja) no inimigo.
Naruto Uzumaki Barrage: Um combo entre Naruto e seus clones, que causa um dano considerável ao inimigo.
Jutsus do Sasuke
Multiple Shurikens: Sasuke Lança várias shurikens no inimigo.
Fire Ball Jutsu: Sasuke cospe uma bola de fogo gigante no oponente.
Phoenix Flower Jutsu: Sasuke dispara inúmeras bolinhas de fogo, em uma formação de flor, atingindo inimigos em todo canto da tela. 
ARMAS
     Durante o jogo é possível conseguir várias armas em blocos espalhados pelas fases. Não são exatamente armas, mas sim "quinquilharias de ninja" para tacar nos inimigos como "tirinhos". Você pode atirar uma quantidade infinita delas, não precisando recarregar e também não correndo o risco de acabarem quando você mais precisa. Dentre as quinquilharias, as que mais aparecem são:
Shurikens: Quinquilharia inicial do seu personagem, iniciando o jogo ele já começa com as shurikens como arma. Seu personagem atira as shurikens para frente, e o dano causado por elas é o mesmo de um soco normal.
Kunais: Facas com uma ponta afiada que, quando lançadas, podem causar um grande estrago ao inimigo. Seu personagem as lança para frente e seu dano é um pouco maior do que o de um soco normal.
Senbon: Agulhas longas e pontudas capazes de perfurar o corpo dos oponentes. Seu personagem sempre lança três por vez, uma para fentre, uma para cima e uma para baixo. Seu dano é o mesmo de uma shuriken, ou seja, o mesmo de um soco normal, porém, com a vantagem de que é mais fácil acertar os inimigos.
COMANDOS
Movimentação: Botões direcionais.
Pulo: Botão A.
Golpe: Botão B.
Atirar Kunai/Shuriken/Senbon ou qualquer outra quinquilaria: Botão R.
Recarregar chackra da barra de chackra: Mantenha R pressionado por alguns segundos até que a barra de chackra recarregue.
Fazer Jutsu: Manter BAIXO + B pressionados para recarregar uma terceira barra, e soltar ambos os botões para usar o jutsu desejado.
Usar pergaminhos: Manter BAIXO + R pressiondaos até que o símbolo de Shuriken/Kunai/Senbon localizado logo abaixo do rosto do seu personagem seja substituído pelo símbolo do pergaminho. Aí é só apertar B para usar o pergaminho.
MENU PRINCIPAL

     Naruto Ninja Council conta com dois modos de jogo: New Game e Continue. Cada um disponibiliza de três slots para salvamento de jogo. No New Game podemos iniciar um jogo novo em um dos três slots de salvamento dos quais o jogo disponibiliza, e em Continue podemos iniciar nosso jogo salvo em algum dos mesmos slots, a partir do ponto em que paramos. Vale lembrar que o jogo não salva automaticamente. Sempre após terminar as duas subfases de uma fase, o jogo perguntará se você quer salvar. Respondendo Yes o jogo salva, e respondendo No o jogo não salva. Após selecionado o slot, temos a nossa disposição dois submodos: Story Mode e Free Mode. Story Mode são as fases em sequência, de acordo com a história do game. Free Mode são as mesmas fases do Story porém com a possibilidade de escolher qual fase quer jogar dentre as já liberadas no Story Mode, não precisando concluí-las em ordem.
THE END
Prós: Jogabilidade ótima. Variadade de armas. A forma como se usa os jutsus é inovadora.
Contras: Só é possível jogar com Naruto e Sasuke. Jogo fácil.
Considerações finais: Apesar da simplicidade, é um ótimo jogo (e quem disse que jogos simples são ruins?) ;)

3 Comentários:

  1. Não é possível jogar só com Naruto e Sasuke. Você destrava o Kakashi também.

    Esse jogo é bem legal.

    ResponderExcluir
  2. Cara, como anda pelas paredes?? responde aew

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário, são os comentários dos leitores que ajudam o blog a crescer! Só não use palavras de baixo calão, para assim ajudar a manter o blog limpo e com um ambiente melhor para todos!