sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Sonic & Knuckles (Mega Drive)


     Sonic & Knuckles é a exata sequência de Sonic 3. Seu cartucho contava com a revolucionaria tecnologia lock-on, que permitia encaixar outro jogo do Mega Drive no próprio cartucho do Sonic & Knuckles, dando origem a três novos jogos do Sonic. Confira abaixo o review do episódio final da magnífica saga Sonic The Hedgehog.

O JOGO
     Sonic & Knuckles é a exata continuação de Sonic 3, pois o final do enredo de Sonic 3 é o começo do enredo de Sonic & Knuckles. Inicialmente, tudo era para ser um jogo só: O Sonic 3. Mas, por questões econômicas, a Sega decidiu dividí-los em dois games: O Sonic 3 e o Sonic & Knuckles. O cartucho do Sonic & Knuckles contém a tecnologia lock-on, que permite encaixar outros jogos do Mega Drive no cartucho do Sonic & Knuckles. Se encaixarmos o Sonic 3, obteremos Sonic 3 & Knuckles, que nada mais é do que o Sonic 3 original, com todas as fases, tanto do Sonic 3 quanto do Sonic & Knuckles, e com todos os personagens: Sonic, Tails e Knuckles (em Sonic 3 só é possível selecionar o Sonic e o Tails e em Sonic & Knuckles só é possível selecionar o Sonic e o Knuckles). Mas, deixemos isso pro review de Sonic 3 & Knuckles, agora vamos falar do Sonic & Knuckles mesmo.
     O game não conta mais com os slots de salvamento de jogo, como havia em Sonic 3. Agora, cada vez que você for jogar, terá que começar do princípio, como em Sonic 1 e em Sonic 2. Antes de iniciar o jogo, você escolhe se quer jogar com o Sonic ou com o Knuckles, e depois começa a aventura. Ambos os personagens enfrentam as mesmas fases e na mesma ordem, a diferença é que cada personagem segue uma rota diferente na fase. Além disso, com Sonic, os chefes são o Dr. Robotnik, e com Knuckles, os chefes são o Eggrobo (Uma cópia metálica do Dr. Robotnik). Ambos os vilões pilotam as mesmas máquinas, ou seja, tecnicamente, ambos os personagens enfrentam os mesmos chefes.
     Uma coisa que havia em Sonic 3 e que prosseguiu em Sonic e Knuckles foi o fato de haverem dois chefes, um em cada ato. Como no jogo anterior, o chefe do ato 1 é um robô criado por Robotnik, e o do ato 2 é o próprio Robotnik (se estiver jogando com Sonic) ou o Eggrobo (se estiver jogando com Knuckles). Além disso, vale lembrar que o jogo com Knuckles possui apenas 6 fases, e com Sonic possui 7 (se você pegar todas as Esmeraldas do Caos com o Sonic, haverá uma fase secreta, totalizando 8 fases com o ouriço azul).
     Ah, falando nas Esmeraldas do Caos, elas são coletadas da mesma forma que no jogo anterior: Acessando os estágios especiais, que constituem em coletar todas as esferas azuis e desviar das vermelhas, coletando todas as azuis você ganha uma Esmeralda do Caos. Juntando as séte Esmeraldas, é possível se transformar em Super Sonic ou Super Knuckles. Infelizmente, só o Sonic tem direito à fase secreta, pois, com o Knuckles, independente se você coletar todas as Esmeraldas ou não, serão as mesmas 6 fases.
     Outro detalhe importante é que o Tails, apesar de participar da história no Sonic 3 & Knuckles, não aparece em Sonic & Knuckles, nem como personagem selecionável e nem nas cutscenes, ou seja, quando digo Sonic & Knuckles, é Sonic & Knuckles mesmo, nada de Tails.

HABILIDADES
Pulo: Quando o personagem pula, ele gira até tocar no chão novamente. Dessa forma, você pode atacar os inimigos de qualquer direção: Por cima, por baixo, por trás, de frente... Enfim! Para pular, basta pressionar A, B ou C (A, S ou D no emulador).
Giro: Enquanto estiver correndo com alta velocidade, basta apertar BAIXO e o personagem girará, podendo destruir os inimigos com os quais ele colidir, além de quebrar algumas paredes que dão acesso a áreas secretas.
Spin Dash: Quando o personagem estiver parado, basta segurar o direcional BAIXO pressionado e apertar várias vezes o botão A, B ou C (A, S ou D no emulador) para que o personagem carregue uma supervelocidade, com a qual ele pode executar o Giro muito mais rapidamente e com mais impulso. Para parar de carregar e "disparar" o personagem, basta soltar o direcional baixo.
Insta-shield (exclusivo do Sonic): Pule e aperte novamente o botão de pulo para Sonic criar, por menos de um segundo, uma espécie de raiozinho em volta de si. Esse "raiozinho" serve para destruir os inimigos que estão protegidos por um escudo, espinhos ou afins.
Planar (exclusivo do Knuckles): Quando estiver no ar, aperte o botão de pulo para Knuckles planar, e use os direcionais para movimentar o personagens pelo ar.
Escalar paredes (exclusivo do Knuckles): Quando estiver planando, direcione Knuckle a uma parede e ele se pendurará nela automaticamente. Agora, use os direcionais CIMA e BAIXO para fazer com que o personagem escale a parede para cima e para baixo, respectivamente.

ITENS
     São os mesmos do Sonic 3. Eles são:
Monitor de anéis: Ao destruí-lo, o seu personagem ganha 10 anéis extras.
Monitor de brilho: Ao destruí-lo, um brilho envolve o corpo de seu personagem, permitindo que ele destrua os inimigos simplesmente tocando neles. Efeito por tempo limitado.
Monitor com o rosto do personagem: Ao atingí-lo, seu personagem ganha uma vida extra.
Monitor de sapato: Dá ao personagem que o destrói uma supervelocidade temporária.
Monitor gota de água: Para Sonic, ele serve como escudo. Além disso, ele permite que Sonic "quique" no chão, bastanto pular e apertar novamente o botão de pulo enquanto estiver no ar. Para Knuckles, é apenas um escudo.
Monitor de fogo: Para Sonic, ele serve como escudo, além de permitir que o ouriço voe para frente como um foguete bastando pular e apertar novamente o botão de pulo enquanto estiver no ar. Para Knuckles, é apenas um escudo.
Monitor de raio: Para Sonic, ele serve como escudo, além de permitir que o ouriço dê um segundo salto enquanto estiver no ar, bastando pular e apertar novamente o botão de pulo. Para Knuckles, é apenas um escudo. Esse item, porém, têm uma habilidade coletiva, que tanto Sonic quanto Knuckles podem usar: É a habilidade de atrair todos os anéis próximos até o personagem. Não é necessário "usar" essa habilidade, ela é automática, basta passar por perto de um anel e ele é atraído automaticamente.
Monitor com a cara do Robotnik: Causa dano ao personagem que o destrói. Evite destruir este monitor.

MENU PRINCIPAL
     Está bem mais inferior do que no Sonic 3. Só há um modo de jogo, que é o jogo em si. O menu principal consiste apenas em escolher se você quer jogar com Sonic ou com Knuckles.

ESTÁGIO ESPECIAL
     São do mesmo modelo do Sonic 3. Para acessar os estágios especiais, é necessário encontrar um anél gigante escondido em lugares estratégicos das fases. São vários anéis gigantes por ato de fase. Basta entrar no anél gigante e você vai para o estágio especial, que consiste em coletar todas as esferas azuis, e desviar das vermelhas, pois elas te expulsam do estágio especial. Após coletar todas as esferas azuis, você ganha uma Esmeralda do Caos. Juntando as sete esmeraldas, basta pegar 50 ou mais anéis, pular e apertar novamente o botão de pulo para se transformar em Super Sonic ou em Super Knuckles. Lembre-se de que, na forma Super, você perde um anél a cada segundo, e se chegar a zero anéis, volta para sua forma normal. Conseguindo pegar todas as Esmeraldas do Caos com Sonic, você tem direito a uma fase secreta. Knuckles não enfrenta essa fase, mesmo que pegue as 7 Esmeraldas.

TECNOLOGIA LOCK-ON
     Veja abaixo os jogos que se obtem quando encaixamos alguma fita de Mega Drive na fita do Sonic & Knuckles:
Sonic Special Stages: É uma coletânea com 134.217.728 estágios especiais no estilo Sonic 3/Sonic & Knuckles. Nessa coletânea, é possível jogar tanto com Sonic quanto com Knuckles. Tails não é jogável aqui. Obtem-se esse jogo encaixando o Sonic 1 na fita do Sonic & Knuckles.
Knuckles The Echidna in Sonic The Hedgehog 2: Nada mais é do que o Sonic 2 com o Knuckles.
Sonic 3 & Knuckles: O verdadeiro Sonic 3, o original, com todas as fases, todos os personagens, tudo! Sonic 3 & Knuckles é dito pela maioria dos fãs do Sonic como o melhor jogo do ouriço.

THE END
Prós: Fases diferentes para os dois personagens. Tecnologia lock-on (apenas nas fitas originais).
Contras: Jogo curto, poderia ter mais fases.
Considerações finais: Apesar de ser um pouco inferior ao seu antecessor, Sonic & Knuckles não deixou para trás o quesito diversão. O jogo continua sendo muito divertido. Comente!

Um comentário:

  1. Cara, a primeira vez que eu vi a caixinha do Sonic & Knuckles eu não sabia do que se tratava. Foi em uma locadora que vendia jogos, não me lembro exatamente o ano. Mais pra frente alguém me disse que dava pra encaixar outros jogos e eu não acreditei, só fui ver que era verdade em revistas.
    Sobre o jogo, ele tem o mesmo problema do 3. Se jogado isolado, não tem graça. É curto, exatamente como vc disse. E eu só joguei pra valer mesmo no formato 3 & Knuckles. E com o Sonic, um dia experimento com o Knuckles (fiz isso apenas no Sonic 2).
    O lock-on eu nunca mais vi em nenhum cartucho, uma pena, poderia ter sido melhor explorada a idéia. Mas paciência.
    Outro ótimo review, Willi. Bem completo. A impressão que passou é que eles foram melhorando e ficando cada vez mais informativos em relação aos anteriores.
    Abraços

    ResponderExcluir

O Point Games Brasil é um lugar para troca de ideias! Eu dou as minhas por meio dos posts, e você, por meio dos comentários. Sua opinião é muito importante, mas tenha maturidade e responsabilidade para expressá-la. Comentários maldosos, com mimimi ou xingando todo mundo não serão permitidos, portanto não seja um troll. Faça sua parte para manter a internet um lugar saudável a todos. Promova discussões e debates, critique, elogie, opine! Mas sempre com educação e respeito.