quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Super Smash Bros (N64)


     Eita! O Nintendo 64 só tem clássicos mesmo. Sabe de onde vem o Super Smash Bros Brawl que você joga em seu Nintendo Wii? Ele vem de Super Smash Bros Melee, para Game Cube. E sabe de onde vem Super Smash Bros Melee, de Game Cube? Vem de Super Smash Bros, de Nintendo 64, que vamos analisar agora. Dedico este review aos meus amigos Alexandre, LLL e Infernosword, do blog parceiro Smash Club.

O JOGO
     Super Smash Bros inovou muito a questão dos jogos de luta. Ao invés de simplesmente distribuir pancada até esgotar o life dos inimigos, aqui, você devia jogá-los para fora da arena. Genial! Mas o mais inovador do game ainda não é isso, mas sim os personagens do jogo. Eles são de vários jogos diferentes da Nintendo, todos de sucesso:
Mario - Da série Mario
Donkey Kong - Da série Donkey Kong
Link - Da série The Legend of Zelda
Samus Aran - Da série Metroid
Yoshi - Da série Yoshi's Island
Kirby - Da série Kirby
Fox McCloud - Da série Star Fox
Pikachu - Da série Pokémon
Captain Falcon (destravável) - Da série F-Zero
Jigglypuff (destravável) - Da série Pokémon
Luigi (destravável) - Da série Mario
Ness (destravável) - Da série Earthbound
     Agora imagine: Link dando espadadas no Pikachu e Donkey Kong metendo um soco na fuça do Captain Falcon! Imaginou? Pois é exatamente isso que é Smash Bros: Personagens diferentes da Nintendo descendo o cassete uns nos outros!
     Como já dito, o objetivo do jogo é jogar o inimigo para fora da arena onde acontece a luta. A cada golpe que o personagem recebe, uma porcentagem na parte de baixo da tela vai aumentando. Essa porcentagem representa o quão longe o personagem pode ser lançado quando é atingido. Por exemplo, como o objetivo é lançar o oponente para fora da arena, no começo, os seus golpes não o jogarão muito longe, mas conforme ele vai apanhando, a porcentagem dele aumenta, ele é jogado cada vez mais longe, e cada vez fica mais fácil para ele ser lançado para fora da arena! Mas tome cuidado, pois, conforme VOCÊ apanha, a sua porcentagem também vai aumentado e você pode ser lançado para fora da arena cada vez mais facilmente.
     Durante as lutas, também é possível coletar itens que te ajudam a eliminar o inimigo mais facilmente. Além disso, durante o game, você enfrentará alguns bônus, muito legais por sinal.

ITENS
Caixa: Ao ser destruída, pode liberar outros itens ou explodir.
Cápsula: Igual à Caixa, mas é um pouco menor em tamanho.
Barril: Ao ser atingido, rola até acertar alguém, e se acertar, pode liberar outros itens ou explodir.
Ovo: Pode liberar itens ou explodir.
Espada brilhante: Essa espada que mais se parece com um sabre de luz, é uma ótima arma quando o assunto é causar dano aos adversários.
Martelo: Ao coletar esse martelo, o jogador fica batendo em todos na arena sem parar, porém, passa a pular mas baixo e a perder uma boa parte de sua velocidade.
Taco de baseball: Pode arremessar o inimigo para fora da arena mesmo que ele esteja com 0% de dano.
Léque: Uma arma boa para arremessar os adversários, mas não tão boa para bater neles.
Bomba: Uma bomba que, ao arremessada, se fixa em algum lugar e fica lá até alguém tocar nela (inclusive que a arremessou), fazendo-a explodir e causando dano a esse indivíduo. 
Bomb-omb: Outro tipo de bomba, esta fica parada por um tempo e depois começa a andar até acertar alguém. Enquanto estiver parada, é possível pegá-la e tacar no adversário.
Bumper: Ao ser arremessado por algum personagem, se fixa no chão e espera que alguém o toque para que este mesmo indivíduo seja lançado para fora da arena.
Casco de tartaruga vermelho: Persegue o inimigo mais próximo até atingí-lo, causando-lhe um bom dano.
Casco de tartaruga verde: Após arremessado, vai numa única e direção, e se acertar algúem, pára no lugar para que possa ser coletada de novo.
Pokébola: Déve ser arremessada contra o adversário, como um tiro. Às vezes, pode liberar outras pokébolas.
Pistola: Uma pistola de raio lazer. Quando a munição acabar, você perde esse item.
Fire Flower: A clássica Flor de Fogo do Mario, pode ser usada para lançar fogo para frente. Após algumas rajadas, acaba.
Star Rod: Serve para lançar pequenas estrelas nos inimigos.
Tomate: Recupera todo o dano que você sofreu.
Container: Mesma coisa do de cima.
Estrela: Bloqueia o efeito de todos os ataques dos inimigos, além de causar dano a eles simplesmente encostando neles. Efeito por tempo limitado.

MENU PRINCIPAL

     Contém quatro opções principais: 1P Mode, Vs Mode, Option e Data.

1P Mode:

     Constituído por quatro submodos: 1P Game (algo como um modo arcade, onde você enfrenta os outros lutadores em sequência); Training Mode (um modo de treino); Bonus 1 Practice (modo de treino para o bônus de acertar os alvos); E Bonus 2 Practice (modo de treino para o bônus de pisar nas plataformas).

Vs Mode:
     O modo multiplayer do game, que consiste em quatro submodos que eu não conheço por que não jogo multiplayer XD.

Option:
     Modo para se ajustar as configurações do game.

Data:

     Onde podemos conferir informações sobre os personagens já habilitados além de uma tabela de recordes.

DESTRAVANDO OS PERSONAGENS SECRETOS
Destrave Jigglypuff: Apenas termine o jogo no modo 1P Game. Você terá que derrotá-la para liberá-la.
Destrave Luigi: Termine os bônus com todos os 8 personagens principais. Isso pode ser feito inclusive nos treinamentos dos bônus.
Destrave Ness: Termine o jogo na dificuldade normal, com 3 vidas e sem usar continues. Você terá que derrotá-lo para liberá-lo.
Destrave Captain Falcon: Termine o jogo em menos de 20 minutos. Você terá que derrotá-lo para liberá-lo.
Destrave o cenário Mushroom Kingdom: Termine o jogo com os 8 personagens principais sem usar continues.

THE END
Prós: Variedade de personagens e movimentos, minigames, músicas e temáticas dos jogos. Inovação na forma de como se mata o adversário.
Contras: Deve ter algum.
Considerações finais: Um verdadeiro clássico do Nintendo 64. Comente!

4 comentários:

  1. Muito bom! E vlw por dedicar o Post a nosso Blog! Qualquer hora (se tiver como), agente dedica um ao Point Games também.

    ResponderExcluir
  2. eu liberei a mushroon kigdon fazendo 101 pontos no vs mode em uma hora e em dupla
    foi assim que liberei!!!!!!!!!!
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Esse jogo e realmente muito bom o problema e consegui a fita dele sem paga muito caro XD

    ResponderExcluir

O Point Games Brasil é um lugar para troca de ideias! Eu dou as minhas por meio dos posts, e você, por meio dos comentários. Sua opinião é muito importante, mas tenha maturidade e responsabilidade para expressá-la. Comentários maldosos, com mimimi ou xingando todo mundo não serão permitidos, portanto não seja um troll. Faça sua parte para manter a internet um lugar saudável a todos. Promova discussões e debates, critique, elogie, opine! Mas sempre com educação e respeito.