segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Super Mario Bros (NES)


     Super Mario Bros. Esse é o nome do primeiro jogo do Super Mario. Leia com atenção: Super Mario, não Mario. O primeiro jogo em que Mario apareceu foi Doneky Kong, para NES e Arcade. Lá, ele ainda não tinha o nome de Mario, apenas era chamado de Jumpman (homem que pula). Naquele jogo, ele tinha como missão resgatar sua namorada Pauline do macaco Donkey Kong, que a levou para o alto de uma construção. Em seguida, Mario apareceu na sequência de Donkey Kong: Donkey Kong Jr, onde ele havia aprisionado Donkey Kong, e o filho do macacão, Donkey Kong Jr, devia resgatá-lo. Depois, Mario apareceu, pela primeira vez com o nome de Mario, no game Mario Bros, onde ele e seu irmão Luigi deveriam eliminar as pragas que infestavam os esgotos do Brooklin.
     Um tempo mais tarde, Mario apareceu em Super Mario Bros, que não era seu primeiro game como Mario, mas sim seu primeiro game como Super Mario.

O JOGO
     Em Super Mario Bros, Mario apareceu pela primeira vez no consagrado estilo que conhecemos hoje: Aquele herói que pula, bate em blocos, pega cogumelos e chuta o traseiro verde de muitas tartarugas!
     Nesse jogo, o encanador deve salvar o Reino do Cogumelo do exército de Bowser, uma tartaruga bípede que cospe fogo. Para isso, ele terá que superar oito mundos cheios de Goombas, tartarugas, Lakitus, Bullet Bills, entre outros. Cada mundo é constituído por quatro fases: A primeira em terrenos plainos, a segunda em ambientes subterrâneos ou aquáticos, a terceira em lugares mais altos, e a última numa fortaleza de Bowser. Para concluir as três primeiras, Mario deve pular em um mastro no final da fase. Para concluir a quarta, ele deve derrotar Bowser, que está no final da fase. Bowser é derrotado quando Mario chega do outro lado da ponte onde a batalha se passa, ou quando o encanador lança uma boa quantidade de bolas de fogo em Bowser. Nas sete primeiras fortalezas, Mario não enfrenta o verdadeiro Bowser, mas sim um inimigo comum disfarçado de Bowser. Já na oitava e última fortaleza, ele enfrenta Bowser em pessoa. Após derrotar Bowser, Maria resgata a Princesa Peach, a governanta do Reino do Cogumelo que foi sequestrada por Bowser no começo da aventura.
     Durante o jogo, Mario deve coletar itens para aumentar seus poderes: Cogumelos que aumentam seu tamanho, Flores de Fogo que lhe permitem atirar bolas de fogo, além das consagradas Estrelas que lhe dão invencibilidade temporária. No caso de não possuir itens, Mario pode eliminar os inimigos pulando em cima deles, mas esse ataque não mata todos os inimigos.

HABILIDADES
Pulo: Para Mario pular, basta apertar o botão A.
Correr: Mantenha o botão B pressionado e aperte algum dos direcionais ESQUERDA ou DIREITA para Mario correr.
Atirar bolinhas de fogo (somente quando possuir Flores de Fogo): Basta apertar o botão B.

ITENS
Cogumelo Laranja: Aumenta o tamanho de Mario. Mario só é capaz de coletar a Flor de fogo se seu tamanho estiver aumentado.
Flor de Fogo: Permite que Mario lance bolinhas de fogo.
Estrela: Garante invencibilidade temporária por alguns segundos.
Cogumelo Verde: Dá uma vida extra.

MENU PRINCIPAL
     Consiste apenas em escolher se quer jogar sozinho (1 Player Game) ou em dupla (2 Player Game).

THE END
Prós: Jobabilidade, diversão e replay.
Contras: Jogo curto e dificuldade insana mais para o fim.
Considerações finais: Foi aqui que Mario apareceu pela primeira vez na forma que conhecemos hoje, com certeza esse é um ótimo game.

4 comentários:

  1. Um ótimo jogo!, mas ainda prefiro Super Mario World, óbvio, bem mais avançado.
    Só uma correção: o nome das "tartaruguinhas" é Koopa Troopa, e Bowser é o Rei dos Koopas.
    Ainda ná fase de Mario (e não Super Mario), os Koopas eram chamados de Shellcreepers, e só recebem o atual nome em 1985, nesse jogo ai.

    ResponderExcluir
  2. valew a coreção link, mas prefiro continuar chamando de tartarugas, é mais´prático. não que eu queira insitir no erro, ao contrário, odeio pessoas que estão erradas e insistem no erro, mas vou continuar chamando de "tartarugas" apenas por praticidade. mesmo assim, valeu a coreção!

    ResponderExcluir
  3. Jouei muito no videogame do meu irmão tinha um amigo que tinha ele sempre pegava emprestado mas nunca fui muito longe nele mas é um ótimo jogo.

    ResponderExcluir

O Point Games Brasil é um lugar para troca de ideias! Eu dou as minhas por meio dos posts, e você, por meio dos comentários. Sua opinião é muito importante, mas tenha maturidade e responsabilidade para expressá-la. Comentários maldosos, com mimimi ou xingando todo mundo não serão permitidos, portanto não seja um troll. Faça sua parte para manter a internet um lugar saudável a todos. Promova discussões e debates, critique, elogie, opine! Mas sempre com educação e respeito.