quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Sonic The Hedgehog 3 (Mega Drive)


     Está aqui a continuação de Sonic The Hedgehog 2: Sonic The Hedgehog 3!

O JOGO
     Não há muitas diferenças entre Sonic 2 e Sonic 3. O sistema de vidas continua o mesmo: Seu personagem deve coletar anéis para sobrevier. Se o seu personagem for atingido sem anéis, ele perderá uma vida. Mas, se ele for atingido enquanto possuir anéis, ele perderá os anéis, e não morrerá. Infelizmente, o personagem perde todos os anéis de uma vez, mas ainda é possível coletar alguns de volta.
     As fases continuam sendo divididas em dois atos, o diferencial é que, agora, todos os atos têm chefe. No primeiro ato, o chefe é alguma máquina ou robô criado por Robotnik, e no segundo, é o vilão em pessoa. Após matar o chefe do primeiro ato, uma placa cairá. Você pode atingí-la para mudar o lugar onde ela vai cair. É que, na área onde você enfrenta o primeiro chefe, existem vários itens escondidos no chão, e a única forma de tirá-los é tacando a placa em cima deles após derrotar o chefe. Mas por que itens se a fase já vai acabar? Bem, é que, em Sonic 3, cada fase é dividida em dois atos, como no jogo anterior, mas, ao concluir o primeiro ato, você já começa o segundo a partir do local onde você terminou o primeiro, sem uma tela de transição nem nada.
     Outra novidade são os slots de salvamento de jogo. Isso mesmo, agora, o jogo salva! São ao todo 6 slots para se salvar o jogo, além do slot No Save, para jogar sem salvar. A cada vez que você joga, você pode escolher o slot no qual vai jogar. Além disso, em cada slot, você escolhe se quer jogar com Sonic sozinho, Tails sozinho, ou como no jogo anterior, Sonic com Tails o seguindo. As Esmeraldas do Caos também continuam presentes, e claro, coletando todas é possível virar Super Sonic. Como no outro jogo, Tails não vira super (pena...). As outras características de Sonic 3 são as mesmas do Sonic 2.

HABILIDADES
Pulo: Quando o personagem pula, ele gira até tocar no chão novamente. Dessa forma, você pode atacar os inimigos de qualquer direção: Por cima, por baixo, por trás, de frente... Enfim! Para pular, basta pressionar A, B ou C.
Giro: Enquanto estiver correndo com alta velocidade, basta apertar BAIXO e o personagem girará, podendo destruir os inimigos com os quais ele colidir, além de quebrar algumas paredes que dão acesso a áreas secretas.
Spin Dash: Quando o personagem estiver parado, basta segurar o direcional BAIXO pressionado e apertar várias vezes o botão A, B ou C (A, S ou D no emulador) para que o personagem carregue uma supervelocidade, com a qual ele pode executar o Giro muito mais rapidamente e com mais impulso. Para parar de carregar e "disparar" o personagem, basta soltar o direcional baixo.
Insta-shield (exclusivo do Sonic): Pule e aperte novamente o botão de pulo para Sonic criar, por menos de um segundo, uma espécie de raiozinho em volta de si. Esse "raiozinho" serve para destruir os inimigos que estão protegidos por um escudo, espinhos ou afins.
Voo (exclusivo do Tails): No jogo anterior, Tails só voava quando era comandado pela CPU, mas agora, o jogador também pode realizar esta façanha. Basta pular e apertar continuamente o botão de pulo. Lembre-se de que o fôlego do Tails acaba em aproximadamente 8 segundos.
Nadar (exclusivo do Tails): Tails pode nadar quando está embaixo da água. Basta fazer o mesmo procedimento do voo. O fôlego do Tails também acaba em baixo da água, também em aproximadamente 8 segundos.

ITENS
Monitor de anéis: Ao destruí-lo, o seu personagem ganha 10 anéis extras.
Monitor de brilho: Ao destruí-lo, um brilho envolve o corpo de seu personagem, permitindo que ele destrua os inimigos simplesmente tocando neles. Efeito por tempo limitado.
Monitor com o rosto do personagem: Ao atingí-lo, seu personagem ganha uma vida extra.
Monitor de sapato: Dá ao personagem que o destrói uma supervelocidade temporária.
Monitor gota de água: Para Sonic, ele serve como escudo. Além disso, ele permite que Sonic "quique" no chão, bastando pular e apertar novamente o botão de pulo enquanto estiver no ar. Para Tails, é apenas um escudo.
Monitor de fogo: Para Sonic, ele serve como escudo, além de permitir que o ouriço voe para frente como um foguete bastando pular e apertar novamente o botão de pulo enquanto estiver no ar. Para Tails, é apenas um escudo.
Monitor de raio: Para Sonic, ele serve como escudo (novidade...) além de permitir que o ouriço dê um segundo salto enquanto estiver no ar, bastando pular e apertar novamente o botão de pulo. Para Tails, é apenas um escudo (sério?). Esse item, porém, têm uma habilidade coletiva, que tanto Sonic quanto Tails podem usar: É a habilidade de atrair todos os anéis próximos até o personagem. Não é necessário "usar" essa habilidade, ela é automática, basta passar por perto de um anel e ele é atraído automaticamente.
Monitor com a cara do Robotnik: Causa dano ao personagem que o destrói. Evite destruir este monitor.

MENU PRINCIPAL
     O menu principal do jogo é constituído por duas opções: 1 Player e Competition. No 1 Player, temos o jogo em si. Já no Competition, que é o modo multiplayer, a tela é dividida em duas partes, a de cima e a de baixo. Aí, os jogadores apostam uma espécie de corrida para ver que ccompleta a fase primeiro. Diferente de Sonic 2, em que as fases do modo multiplayer eram as mesmas do jogo em si, aqui, as fases são próprias, algumas são paródias das fases originais. O Competition é dividido em três submodos: Grand Prix, onde você corre por todos os cenários em sequência, competindo com outro jogador ou jogando sozinho; Match Race, que é igual ao anterior, com o diferencial de que é possível escolher a pista em que vai correr; E por último, o Time Attack, que é exclusivo para um jogador, onde o objetivo principal é bater recordes. Vale lembrar que, nos submodos Grand Prix e Match Race, você escolhe se quer a presença de itens ou não, mas no Time Attack não dá pra escolher: Não há itens.

ESTÁGIO ESPECIAL
     Para acessar os estágios especiais, é necessário encontrar um anel gigante escondido em lugares estratégicos das fases. São vários anéis gigantes por ato de fase. Basta entrar no anel gigante e você vai para o estágio especial, que consiste em coletar todas as esferas azuis, e desviar das vermelhas, pois elas te expulsam do estágio especial. Após coletar todas as esferas azuis, você ganha uma Esmeralda do Caos. Juntando as sete esmeraldas jogando com Sonic e Tails ou com Sonic sozinho, basta pegar 50 ou mais anéis, pular e apertar novamente o botão de pulo para se transformar em Super Sonic. Lembre-se de que, na forma de Super Sonic, você perde um anel a cada segundo, e se chegar a zero anéis, volta a ser o Sonic normal. Por isso, pegue anéis sempre que puder. Tails não vira super.

THE END
Prós: Variedade de movimentos, novos estágios especiais, possibilidade de jogar com dois personagens diferentes, seja sozinhos ou juntos.
Contras: Jogo curto, tem um final tosco, poderia ir mais longe.
Considerações finais: Uma sequência perfeita para o Sonic The Hedgehog 2, vale a pena jogar. Poste seu comentário!

Um comentário:

  1. Finalmente o jogo salva! :)
    Saiba que por mais fã do Sonic que eu seja, o 3 eu só joguei pra valer uma vez na vida, no emulador e usando Save State pq queria pegar todas esmeraldas (só usei no começo dos Special Stages mesmo). Cheater, não? hahaha
    E ele é um dos poucos que ainda não tenho na minha mini-coleção de jogos do ouriço (por culpa da Receita Federal, mas blz).
    Mas o jogo é ótimo, se for jogado junto com o Sonic & Knuckles. Senão é o que vc disse mesmo, o jogo é curto e tem final tosco. Bom, o motivo todos nós sabemos, né?
    Gostei bastante do seu review, está bem completo! Eu nem lembrava do Competition, sério mesmo. Preciso jogar esse jogo novamente.
    Abraços

    ResponderExcluir

O Point Games Brasil é um lugar para troca de ideias! Eu dou as minhas por meio dos posts, e você, por meio dos comentários. Sua opinião é muito importante, mas tenha maturidade e responsabilidade para expressá-la. Comentários maldosos, com mimimi ou xingando todo mundo não serão permitidos, portanto não seja um troll. Faça sua parte para manter a internet um lugar saudável a todos. Promova discussões e debates, critique, elogie, opine! Mas sempre com educação e respeito.