segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Maui Mallard in Cold Shadow (SNES)


     Maui Mallard in Cold Shadow, ou simplesmente Cold Shadow, é, com certeza, um dos melhores jogos de SNES, e um dos primeiros games lançados pela Disney Interactive. E é esse jogo que será analisado agora.

O JOGO
     Em Cold Shadow, você controla o detetive Maui Mallard ("interpretado" pelo Pato Donald) que tem como missão resgatar o Shabum Shabum, o ídolo de uma ilha tropical.
     Segundo o povo da ilha, se o Shabum Shabum não for resgatado logo, a ilha inteira irá explodir. Então, Maui sai pela ilha em busca do Shabum Shabum, e suas investigações o levam a uma mansão mal-assombrada, onde começa a ação do jogo. O detetive Maui tem como arma uma pistola que atira... que atira... INSETOS VERDES RADIOATIVOS! Mas os INSETOS VERDES RADIOATIVOS não são o único tiro da pistola de Maui: Durante as fases, é possível encontrar outros insetos que rendem diferentes tipos de tiro para a pistola de Maui.
     Na segunda fase, um templo de treinamento ninja, Maui encontra um mago nativo da ilha que lhe dá o poder de se transformar em Cold Shadow, um ninja que usa como arma um bastão. A partir daí, a qualquer momento do jogo, você pode transformar Maui em Cold Shadow apertando o botão X. E, se quiser voltar para a forma de Maui, basta apertar o botão X novamente.
     A arma de Cold Shadow, como já dito, é um bastão, o qual ele usa para bater nos inimigos ou para se pendurar em encaixes nas paredes, esta última é usada para transpor abismos ou lugares sem saída, além de acessar novas áreas. 
     Muitas pessoas acham difícil jogar com Cold Shadow, pois na hora de lutar contra outros ninjas, é muito fácil apanhar.
     Bem, aqui vai uma dica: Quando, na forma de Cold Shadow, for necessário lutar contra outros ninjas, lute abaixado e não pare de apertar o botão de ataque até o inimigo morrer.
     O life de Maui/Cold é composto por um número no canto superior direito da tela. A cada golpe, o personagem perde um pouco daquele número, e se chegar a zero, morre. Porém, é possível recaregá-lo ou aumentá-lo coletando itens como sacos, jarras de suco, copos de suco, entre outros.
     Quando começamos uma fase, o nosso número de life é 100, mas podemos aumentá-lo até 500, pegando os itens de recaregar life. As fases do jogo são divididas em subfases, algo como os atos dos jogos do Sonic.
     O jogo, por sua vez, não salva. Se você quer começar a jogar de alguma fase que não seja a primeira, você deve digitar um password (veja a lista dos passwords desse jogo no final do review). O password é ganho concluindo um estágio especial, que consiste em encontrar um determinado número de fógos de artíficil em um determinado tempo, apenas coletando todos os fógos você ganha o password. Os estágios especiais são acessados após concluir a última subfase de cada fase.

HABILIDADES DE MAUI MALLARD
Pulo: Basta apertar o botão B para Maui pular.
Tiro: Basta apertar o botão A para Maui atirar.
Transformar em Cold Shadow: Para se transformar, é necessário possuir uma ou mais moedas e então apertar o botão X. Essas moedas só estão disponíveis da primeira subfase da fase 2 em diante. Elas são encontradas durante as fases, basta possuir apenas uma e você já pode se transformar.
Mudar o tipo de tiro: Basta coletar algum inseto que renda um novo tipo de tiro para a pistola de Maui e então apertar L ou R para mudar o tipo de tiro da pistola.

HABILIDADES DE COLD SHADOW
Pulo: Basta apertar o botão B para Cold Shadow pular.
Ataque com o bastão: Basta apertar o botão A para Cold atacar com seu bastão ninja.
Transformar em Maui Mallard: Basta apertar o botão X para voltar a ser Maui Mallard. Não é necessário moedas.
Ataque giratório com o bastão: Aperte o botão L ou R para Cold Shadow girar e atacar com seu bastão.

ITENS
Moedas: Em cada subfase, para poder se transformar em Cold Shadow, é necessário coletar uma ou mais moedas. Você não gasta as moedas para se transformar, uma vez que você as coletou, você as tem até o final da subfase. Para se transformar, basta possuir apenas uma moeda, as outras servem para mudar a cor da faixa de Cold, que no começo é vermelha, e que pode ser mudada até ficar preta.
Insetos: Tipo de item exclusivo de Maui. Eles servem para mudar o tipo de tiro da pistola do herói. O inseto azul com cauda branca proporciona um tiro triplo e o azul com cauda vermelha proporciona um tiro que persegue o inimigo até atingí-lo (ou não atingí-lo). Para mudar o tipo de tiro, basta apertar L ou R a qualquer momento, sendo que você pode usar o tiro triplo (se possuir um inseto de cauda branca), o que persegue o inimigo (se possuir um inseto de cauda vermelha) ou o triplo que persegue o inimigo (se possuir os dois).
Itens de recarregar life: São sacos, copos de suco, jarras de suco, entre outros.
Jóias: Servem para dar mais pontos ao jogador. Após concluir todas as subfases de uma fase, uma porcentagem de todos os pontos obtidos será calculada. O número da porcentagem deve ser igual ou maior a 70%, não sei direito, mas é em torno de 70%. Se for maior do que 70%, você irá para o estágio especial, e se não for, você simplesmente passa para a próxima fase. Por isso, sempre que puder, pegue jóias para aumentar seus pontos.

MENU PRINCIPAL

     É constituído pelas seguintes opções:
Game Start: Inicia o jogo a partir da primeira fase.
Options: Não serve pra nada serve para ajustar as configurações do jogo.
Password: Aqui você digita um código que serve para começar o jogo a partir de algua fase que não seja a primeira.

ESTÁGIO ESPECIAL
     Se passa em uma espécie de "cenário de teatro em contrução". Aqui, você deve coletar um determinado número de fógos de artifícil antes que o tempo acabe. Se conseguir, ganhará um password, se não, não ganhará nada. O estágio especial é acessado após concluir todas as subfases de uma fase, sendo que uma porcentagem dos pontos obtidos em jóias será calculada. Se o número dessa porcentagem for em torno ou superior a 70%, você vai para o estágio especial, e se não for, você passa para a próxima fase.

PASSWORDS (SELECIONE PARA VER)
Segunda fase - Templo de treinamento ninja: Q V R B L P
Terceira fase - Aldeia dos nativos: C N F J T S
Quarta fase - Vulcão: P H M B T T
Quinta fase - Floresta: N F X D Q H
Sexta fase - Oceano (navio fantasma): S X G D L J
Sétima fase - Mundo dos mortos: M D V C B Q
Oitava e última fase - Fortaleza do mago: H R T G D V

THE END
Prós: Jogabilidade diferenciada para os dois personagens. Gráficos simplesmente lindos, e músicas muito bem compostas.
Contras: Algumas temáticas que cairiam muito bem não foram exploradas, tais como fase de deserto, de navio pirata (acima da água, claro), de pântano, de castelo, entre outras.
Considerações finais: Um dos jogos que marcou minha infância e que fez meu SNES esquentar de tantas horas que ficava ligado rodando esse clássico! Recomendo fortemente Maui Mallard in Cold Shadow, não deixe de jogar!

Um comentário:

O Point Games Brasil é um lugar para troca de ideias! Eu dou as minhas por meio dos posts, e você, por meio dos comentários. Sua opinião é muito importante, mas tenha maturidade e responsabilidade para expressá-la. Comentários maldosos, com mimimi ou xingando todo mundo não serão permitidos, portanto não seja um troll. Faça sua parte para manter a internet um lugar saudável a todos. Promova discussões e debates, critique, elogie, opine! Mas sempre com educação e respeito.