segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Super Mario World (SNES)


     Ah, feriado de dia das crianças! Hoje é um dia muito especial, não só por ser dia das crianças, mas também por que hoje a Point Games Brasil está apresentando seu primeiro review. E como hoje é dia das crianças, vamos falar sobre um jogo que marcou e muito meus tempos de criança: Super Mario World! Dito por uns como o melhor jogo do Mario, e também como um dos melhores do SNES (se não, o melhor) nada mais justo do que começar a série de reviews do blog falando deste fantástico game!

O JOGO
     Super Mario World apresenta, em relação às suas versões anteriores, inúmeras novidades. Temos o surgimento das casas mal-assombradas, fases cheias de fantasmas que não podem ser derrotados, além de partes cheias de ilusões que podem confundir o jogador. Também tem os castelos extras, onde ao final do castelo, em vez de nos depararmos com Bowser ou um de seus filhos, damos de cara com Reznor, uma espécie de porco com chifres que cospe fogo. Tem também as fases com saídas secretas, que dão para uma fase diferente ou nos fazem chegar mais rápido até o lugar que queremos. Além dos Switch Palaces, curtas fases onde ao final, pressionamos um botão que aciona uma espécie de bloco colorido, útil para acessar lugares secretos.
     Existem quatro Switch Palaces, o primeiro ativa os blocos amarelos, o segundo ativa os blocos verdes, O terceiro os blocos vermelhos e o quarto os blocos roxos. Em sua jornada, Mario contará com a ajuda de Yoshi, um dinossauro no qual Mario pode montar. Yoshi pode engolir os inimigos mais pequenos, além de transportar alguns objetos em sua boca e também ganhar habilidades temporárias quando mantém um casco de tartaruga na boca. Existem quatro tipos de Yoshi, cada um com um tipo de habilidade especial, que pode ser usada quando o Yoshi possui um casco de tartaruga na boca. A tradicional Super Folha, de Super Mario Bros 3, que transformava Mario em guaxinim, foi substituída pela Pena, que quando coletada, dá a Mario uma capa, a qual o encanador pode usar para voar.
     Agora, também é possível guardar um item em uma caixa de reserva, que fica na parte superior da tela. A qualquer momento, você pode apertar o botão Select para liberar este item de reserva para Mario coletá-lo e usá-lo. Mas atenção: Após coletar um item, ele só vai para a caixa de reserva se você já o tem, por exemplo, se você já tem um Cogumelo Vermelho, após pegar outro, se a caixa de reserva ainda não tiver item, ele será colocado lá. Se a caixa de reserva já tem um
item, ele será substituído pelo Cogumelo. E é assim com todos os itens, exceto a estrela e o Cogumelo Verde, os quais não é possível ter dois por vez. Além de todas essas novidades, estão presentes os antigos elementos dos jogos anteriores, como as moedas, que quando Mario consegue coletar 100, ganha uma vida extra, além de itens como o Cogumelo Vermelho, a Flor de Fogo e a Estrela, e claro, o Cogumelo Verde, que dá uma vida extra. A jogabilidade continua a mesma dos jogos anteriores: Mario pode correr, pular, nadar, e usar as habilidades proporcionadas pelos itens, além de montar no Yoshi.

ITENS
Cogumelo Vermelho: Se o Mario estiver pequeno, basta pegar este cogumelo para que ele fique em seu tamanho grande. Se Mario, em sua forma pequena, bater em algum bloco que, originalmente, lhe daria uma Pena ou uma Flor de Fogo, o que vai sair vai ser um Cogumelo Vermelho, pois Mario só pode coletar Flores de Fogo e Penas se ele estiver grande.
Flor de Fogo: Mario mudará a cor de sua roupa e ganhará a habilidade de lançar pequenas bolas de fogo, capazes de destruir boa parte dos inimigos do jogo.
Pena: Só aparece do segundo mundo em diante. A Pena dá uma capa a Mario. assim, o encanador pode voar, planar, além de girar, para que sua capa acerte o inimigo mais próximo, matando-o. OBS: Este ataque giratório da capa não surte efeito em chefes e fantasmas.
Estrela: Um brilho surge em volta do corpo de Mario, deixando-o invencível por alguns segundos. Enquanto esse brilho estiver em volta de Mario, ele poderá vencer os inimigos simplesmente tocando neles.
Cogumelo Verde: Dá uma vida extra.

MENU PRINCIPAL
     O menu principal do jogo apresenta três slots para se salvar o jogo. Escolhido o slot, aparecem as opções 1 Player e 2 Player. 1 Player é o modo de se jogar sozinho, enquanto que 2 Player é o modo de 2 jogadores, sendo que o jogo é realizado em turnos, primeiro joga o jogador 1, depois o 2, em seguida o 1 de novo, e assim por diante. Selecionada a opção desejada, inicia-se o jogo.

DICAS ESPERTAS
Fases com um caminho e com dois caminhos: Para saber qual fase possui um único caminho e qual fase possui caminho principal e saída secreta, preste atenção neste detalhe: uma fase com um único caminho é representada por uma bolinha amarela no mapa, enquanto que as fases com dois caminhos são representadas por uma bolinha vermelha no mapa.
Os quatro Switch Palaces: Veja onde estão os Switch Palaces no jogo:
Switch Palace 1: Está localizado no segundo mundo, porém é acessado pelo primeiro mundo. Basta passar a primeira fase à direita:



Switch Palace 2: Localizado no segundo mundo, você deve passar a fase de caverna pela saída secreta:


Switch Palace 3: Está no terceiro mundo. Para acessá-lo, você deve passar a fase aquática pela saída secreta.


Switch Palace 4: Está localizado no quinto mundo. Acesse-o passando a fase aquática pela saída secreta:


Os blocos dos Switch Palaces: Cada Switch Palace possui uma cor principal. Ao concluir o Switch Palace, ele ativará todos os blocos da cor correspondente. Veja o item que cada bloco libera quando é atingido:
Bloco amarelo: Cogumelo Vermelho.
Bloco verde: Pena.
Bloco vermelho: Nada.
Bloco roxo: Nada.
Mundos secretos: Super Mario World possui dois mundos secretos, o Star Road e o Special World. Para acessá-los, siga as instruções abaixo:
Star Road: O Star Road pode ser acessado pelos mundos 2, 3, 4, 5 e 7. Passando uma determinada fase pela saída secreta, aparece uma estrela no mapa. Basta acessar a estrela e você irá para o Star Road. O Star Road é composto por cinco fases, cada uma para uma estrela. Se você passar as fases pelo caminho correto, voltará para a estrela, mas se você passar pela saída secreta, irá para a fase seguinte (excessão para a fase da estrela acessada pelo mundo sete, a qual, se você passa pelo caminho certo, vai para a fase seguinte, e se você passa pela saída secreta abra a passagem para o Special World).


Special World: Como dito acima, é acessado passando a fase da estrela do mundo 7 pela saída secreta. Fazendo isso, uma estrela aparecerá no centro do Star Road, e de lá, você pode acessar o Special World. Ele é composto por 8 fases, todas de um único caminho. Ao concluir todas, uma estrela aparecerá um pouco acima da estrela que te leva de volta ao Star Road. Acessando essa estrela, os sprites de alguns inimigos vão mudar, além do mapa ganhar novas cores. Eu fiz esse review após acessar a estrela do Special World, por isso, as cores aqui estão modificadas.


Os quatro Yoshis e os quatro tipos de tartarugas: Cada tartaruga, ao ser colocada na boca de um yoshi, dá a ele uma habilidade temporária especial:
Tartarugas verdes: Não dão habilidade. Com elas, o Yoshi simplesmente cospe seus cascos.
Tartarugas vermelhas: Podem ser cuspidas pelos yoshis na forma de três bolas de fogo.
Trtarugas amarelas: Enquanto estão na boca de um Yoshi, podem fazer com que ele, a cada vez que tocar no chão após um pulo, cause um pequeno terremoto que mata todos os inimigos que estão na mesma plataforma que esse Yoshi.
Tartarugas roxas: enquanto estiverem na boca de um Yoshi, dão a ele dua asinhas, permitindo que ele voe.
Porém, cada Yoshi pode executar uma habilidade especial quando possui uma tartaruga na boca:
Yoshi verde: Não tem habilidade especial, só executa as habilidades que as tartarugas lhe proporcionam.
Yoshi vermelho: Quando tem uma tartaruga na boca, além de usar a habilidade fornecida por ela, pode, ao cuspir, transformá-la em três bolinhas de fogo.
Yoshi amarelo: Quando tem uma tartaruga na boca, além de usar a habilidade fornecida por ela, ele pode causar os terremotos.
Yoshi roxo: Quando tem uma tartaruga na boca, além de usar a habilidade fornecida por ela, pode voar.

THE END
Prós: Músicas marcantes, jogabilidade simples e ao mesmo tempo sofisticada, implementação no pulo giratório que não tinha na série Bros, vários mundos e várias fases.
Contras: Os gráficos são meio "comunzinhos".
Considerações finais: Um dos melhores jogos na história dos videogames, diversão GA-RAN-TI-DA!

10 comentários:

  1. Análise simplesmente genial, continue assim e esse será um fantástico blog.

    Só uma dica, você poderia fazer uma lista de jogos, como no Snes Classics. Ajudaria bastante os visitantes.

    ResponderExcluir
  2. Dsculpe falar: K-C-T!!
    Eita jogo LONGO!!
    Eu achava que tava com quase 100%, liberando vários lugares secretos, mas vendo isso agora, eu tava só com 50% do jogo. Tá loko, SNES com um jogo tão comprido assim, não é à toa que esse é e sempre será o MELHOR MARIO de todos.

    Belo Review.

    ResponderExcluir
  3. Não se trata do jogo ser comprido lucario, eu que faço análises grandes mesmo. mas, bem, é comprido sim. ^^

    ResponderExcluir
  4. Realmente muito boa review

    Uma dica,coloke uma corzinhas em certos pontos da review, assim nao fica cansativo o texto, ja que é meio longo

    ResponderExcluir
  5. Opa! Eu tô no meio desses "uns" que dizem que é SMW o melhor jogo do Bigode! Mesmo tendo adorado jogar New Super Mario Bros Wii, mas é que esse tá mais pra diversão multiplayer do que single player. Mas não acho que seja o melhor jogo do SNES, por causa de alguns RPGs (eu sei, vc não gosta do gênero). Mas está entre os melhores do console e com certeza de todos os consoles.
    Engraçado, eu sempre procurei caminhos alternativos "na raça", eu não sabia desse negócio de representações diferentes no mapa. Vivendo e aprendendo. E o pior que eu fui jogar esse jogo pra valer depois de velho, no GBA. Bom, vc viu o post falando isso.
    Muito legal esse review também. Estive visitando só os do Sonic, mas este acabou me chamando a atenção. Preciso jogar o game novamente algum dia.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Uma das análises mais elaboradas que eu já vi. Superam até as minhas:

    planeta-snes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. onde é a saida secreta???

    ResponderExcluir
  8. Genial.......ttirei todas as minhas duviidas.....mt bom msm

    ResponderExcluir

O Point Games Brasil é um lugar para troca de ideias! Eu dou as minhas por meio dos posts, e você, por meio dos comentários. Sua opinião é muito importante, mas tenha maturidade e responsabilidade para expressá-la. Comentários maldosos, com mimimi ou xingando todo mundo não serão permitidos, portanto não seja um troll. Faça sua parte para manter a internet um lugar saudável a todos. Promova discussões e debates, critique, elogie, opine! Mas sempre com educação e respeito.