terça-feira, 27 de outubro de 2009

Klonoa 2: Dream Champ Tournament (GBA)


     Desde que conheci o emulador de Game Boy Advance, um dos jogos que mais joguei foi Klonoa 2: Dream Champ Tournament. Esse jogo é simplesmente viciante, quem é fã de jogos de ação e puzzle ao mesmo tempo (como eu) vai viciar logo da primeira vez que jogar!

O JOGO
     Klonoa 2: Dream Champ Tournament, como já dito, é um game que mistura ação com puzzle. No jogo, seu objetivo é coletar estrelas para abrir uma porta que dá acesso à próxima fase. Cada fase possui 3 estrelas, quando todas forem coletadas, uma porta, que antes estava fechada, se abre. Aí, basta entrar nela e você passa para a próxima fase. São ao todo cinco mundos, cada um com 11 fases, uma delas, secreta.
     Outro quesito importante são os cristais. Cada fase possui em torno de trinta cristais, você deve coletar todos para abrir um novo espaço na Dream Gallery. A Dream Gallery é um conjunto de wallpapers do jogo, um wallpaper para cada mundo. Os wallpapers estão escondidos atrás de espaços azuis que simbolizam as fases do respectivo mundo. Quando você coleta todos os cristais de uma fase, o espaço na Dream Gallery que corresponde a essa mesma fase é apagado, possibilitando a visão de uma nova parte do wallpaper. Vale lembrar que os cristais verdes valem 1 cristal e os azuis valem 5 cristais.
     A mecânica principal do jogo é magnetizar os inimigos e usá-los para acessar lugares que Klonoa não consegue chegar com suas habilidades básicas. Klonoa conta com duas habilidades básicas: O pulo e o magnetismo. O magnetismo é uma espécie de raiozinho que Klonoa dispara. Quando esse raiozinho atinge um inimigo, este inimigo é magnetizado por Klonoa, e o herói passa a carregá-lo sobre si. Aí, vamos supor que apareça um degrau que Klonoa não consegue alcançar com seu pulo normal. Então, o herói pula e arremessa o inimigo para baixo, ganhando impulso para saltar um pouco mais alto, podendo alcançar o degrau. Veja um exemplo nas screenshots abaixo:

Klonoa magnetisou o inimigo e agora esta carregando-o.
Ele não alcança esse degrau com seu pulo normal. Então, ele pula, arremessa o inimigo para baixo e ganha impulso para saltar mais alto, alcançando o degrau.
     É importante lembrar que não é possível matar os inimigos. Sempre que eles são destruídos, intensionalmente ou não, eles reapareçem por um portal azul. E isso é bom, pois como se trata de um jogo que, em parte, é de puzzle, se a gente faz alguma coisa errada e acaba destruindo o inimigo, ele logo reaparece para que possamos tentar de novo. Além dos inimigos, Klonoa também pode magnetizar objetos, como blocos vermelhos, além dos peixes mágicos, um dos itens do jogo.

HABILIDADES
Pulo: Para Klonoa pular, basta aperta o botão A.
Magnetismo: Para Klonoa lançar seu raiozinho que magnetiza o inimigo, basta apertar o botão B.
Ver o cenário: Se você quer ver todo o cenário da fase sem precisar explorá-lo movimentando o Klonoa, basta segurar o botão R pressionado e movimentar o direcional na direção que você quer olhar. Esta habilidade é útil para você conhecer o cenário antes de jogá-lo, evitando ser pego de surpresa por alguma armadilha.
Habilidades do magnetismo: Após magnetizar um inimigo, Klonoa pode arremessá-lo para frente para quebrar alguma coisa, ou pode, no ar, arremessá-lo para baixo (BAIXO+B), ganhando impulso para ir um pouco mais alto, onde o pulo normal não alcança.
Tentativa de voar: Quando estiver no ar, mantenha o botão A apertado para que Klonoa "tente" voar. Ele vai usar suas orelhas para ir um pouco mais longe em seu salto.

OBJETOS
Bloco vermelho: Tem a mesma função dos inimigos normais, só que não pode ser destruído, o que permite usá-lo como escada.
Vaso de flor: Não pode ser magnetizado, porém, Klonoa pode empurrá-lo. Além disso, Klonoa pode arremessar inimigos na parte de cima do vaso para que uma escada apareça, além do inimigo surgir no alto da escada. Útil para transportar inimigos a lugares mais altos.
Peixe: Só aparece mais pra frente. Este peixe é magnetizado por Klonoa e usado para destruir paredes de cristal. Este peixe, inicialmente, é amarelo, mas se arremessamos ele em um inimigo, ele fica azul e volta para nós, e se, quando está azul, arremessamos em outro inimigo, ele fica vermelho. A variação de cores serve para quebrar paredes de cristal, QUE SÓ PODEM SER DESTRUÍDAS POR ESTE PEIXE. Se uma parede de cristal é azul, precisamos deixar o peixe azul e aí tacá-lo nela para quebrá-la. Se a parede for vermelha, então precisamos deixar o peixe vermelho para poder quebrá-la.

ITENS
Moeda enferrujada: Esta moeda tem o rosto do Klonoa desenhado. Ela dá uma vida extra quando coletada.
Coração: O life do Klonoa é constituído por três corações. Quando ele é atingido, perde um coração. O ítem coração serve para repor um coração de life perdido.
Cristais: Quando coletamos todos os cristais de uma fase, um espaço na Dream Gallery que corresponde à esta mesma fase é apagado. Estes espaços impedem o jogador de ver o wallpaper, por isso, precisamos coletar todos os cristais da fase, para apagar o espaço correspondente a essa fase e poder ver um pedaço a mais do wallpaper.
Cristais azuis: Mesma coisa do de cima, só que, em vez de dar apenas um cristal, ele dá cinco de uma vez.
Estrelas: Para que a porta de conclusão da fase se abra e você possa entrar nela, é necessário coletar as três estrelas da fase.
Estrela em forma de sol: existe uma em cada fase. Quando todas as estrelas em forma de sol de um mesmo mundo são coletadas, uma fase secreta neste mundo é aberta.

THE END
Prós: Qualidade do game em si, em todos os quesitos. Dream Gallery: uma inovação total. Puzzles não são insanamente difíceis de se solucionar. Fases bonitas e bem construídas.
Contras: Chefes fáceis demais.
Considerações finais: Baixe esse jogo e jogue, jogue até cansar. Garanto que você não vai se arepender! Dica: todos os puzzles têm solução. Se você empacar e tiver vontade de desistir, procure bem, talvez a solução esteja bem na frente do seu nariz. ^^

Um comentário:

  1. Eu sempre procuro bons jogos para jogar no GBA mas não conheço muito, me interessei muito por esse.

    Bela review!

    ResponderExcluir

O Point Games Brasil é um lugar para troca de ideias! Eu dou as minhas por meio dos posts, e você, por meio dos comentários. Sua opinião é muito importante, mas tenha maturidade e responsabilidade para expressá-la. Comentários maldosos, com mimimi ou xingando todo mundo não serão permitidos, portanto não seja um troll. Faça sua parte para manter a internet um lugar saudável a todos. Promova discussões e debates, critique, elogie, opine! Mas sempre com educação e respeito.